sexta-feira, 2 de setembro de 2011

MANACÁ DA SERRA

                                                                      Beautiful   !



Nome Popular:     Manacá da Serra,       Cipeuna,               Manacá da Serra Anão

Nome Científico:     Tibouchina  Mutabilis

                                            Árvore de porte variável,  2m a 4 metros de altura, muito ramificada, de florescimento vistoso, nativa do Brasil, de grande valor ornamental.
Ela é uma planta de ambiente externo, muito florífera, suas flores podem ser solitárias ou agrupadas nas extremidades da ramagem. Sua cor é mutável:  de início  quando abre a flor é branca, depois roxo-claro,  finalmente  roxo-escuro, são formadas  geralmente no periodo do inverno. Em dado momento a árvore fica com 3 cores simultaneamente, como  pode ser observado na foto.

Iluminação:   Deve ser cultivada em local bem iluminado, necessita de luz direta do Sol, pelo menos 4 horas por dia, de preferência o sol da manhã, no entanto  também necessita de  umidade.

Rega:   Mantenha o solo sempre úmido, mas sem encharcar.  Com cerca de 6 meses uma rega por semana  é suficiente.

Adubação:   pode ser utilizado  Nitrogênio, Fósforo e Potássio  (N P K) na  formulação  10- 10- 10

Poda:    As podas devem ser realizadas depois da época da floração. As podas  podem ser realizadas para conter o crescimento do manacá

                                     Essa árvore é uma  das espécies pioneira e de maior abundância em formações secundárias  da Mata Atlantica


Em Tempo=  A árvore da foto é da minha casa, adquiri em uma loja aqui em Marília-sp.

__________________________________________________________________

Quando Setembro vier ........

Setembro já chegou, está chegando a primavera, a estação das flores. Primavera
, estação  da paz e felicidade !
A chegada de mais uma primavera enche de esperança o coração das pessoas.

4 comentários:

  1. Quero agradecer as dicas sobre o cultivo do manacá, foram muito uteis. Acabei de comprar uma muda de manacá da serra, e segundo li, ele precisa de muita agua no início mas não sabia que só uma rega semanal sem encharcar o solo era suficiente. Tudo o que sabia é que depois de pego não pode mais molhar muito para a muda não morrer. Agora sei como poda-la para não crescer muito!!!

    ResponderExcluir
  2. como já havia comentado as dicas foram muito úteis, pois comprei um manacá da serra para plantar em minha calçada e não sabia ao certo o manejo para que a muda se desenvolvesse com sucesso, correndo o risco de perde-la. Mas as dicas acima, como: poda, rega e adubação me deixaram mais seguro com relação ao plantio do arbóreo!!!

    ResponderExcluir
  3. Estamos em fevereiro e meu manacá anão de 6 meses que comprei com 60cm já estava florido. Hoje está amarelando as folhas e caindo, é normal, acontece mesmo nessa época?

    ResponderExcluir
  4. Estamos em fevereiro e meu manacá anão de 6 meses que comprei com 60cm já estava florido. Hoje está amarelando as folhas e caindo, é normal, acontece mesmo nessa época?

    ResponderExcluir