segunda-feira, 12 de setembro de 2011

MAHATMA GANDHI

                                                      (1869 -   1948 )



Seu nome completo era  Mohandas Karamchand Gandhi , nasceu  em 2 de Outubro de 1869, em Porbandar, situada  na provincia de Bombaim, costa ocidental da India, na época o domínio britânico
atingia o seu apogeu . Sua família  pertencia a abastada casta  dos negociantes  e mercadores. Era o quarto filho da  quarta esposa  de seu pai, teve  ama-seca própria  e viveu infância tranquila.
Foi estudar na Inglaterra aos 20 anos. Estuda latim, física, além  de Direito. Ele pregava  a teoria da não violência. Gandhi acreditava na força moral do individuo e na desobediência civil, sonhava  com uma comunidade unida  e forte capaz de conquistar, a independência sem derramamento de sangue.
Gandhi dizia assim:
"Aprendi  por meio de experiências  amargas uma grande lição :   devo controlar a minha ira e transforma-la em algo positivo, assim como o  calor  insuportável é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida  numa força capaz  de  mudar o mundo.
Não é que eu não fique irado ou não perca o controle . O que eu não dou é espaço para esses sentimntos destrutivos. Cultivo a paciência e a mansidão . Mas quando  a ira me assalta, tento doma-la a todo  custo.
Como consigo? È um hábito que cada um deve adquirir e cultivar  por meio de uma prática  constante.
O segredo é praticar sempre"

           
                       FRASES   FAMOSAS  DE GANDHI


" O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não"

"A força gerada pela não violência é infinitamente  maior do que a  força de todas as armas inventadas pela engenhosidade do homem"

"Não há um único caminho para a  felicidade:  A felicidade é o caminho"

"Nas grandes batalhas  da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer"

"A verdade é dura como o diamante e macia como a flor do pessegueiro"

"O fraco jamais perdoa: o perdão é caracteristica do  forte"

"A satisfação está no esforço feito para alcançar o objetivo e não em te-lo alcançado"

           

 Segundo Gandhi, o paladino da liberdade Mundial e filosofo que marcou a sua existência  pelas obras em benefício do próximo, certa vez disse que se  perdesse toda a literatura ocidental e restasse apenas o Sermão da  Montanha, nada se teria perdido.


Finalmente Gandhi falece no dia 30 de Janeiro  de 1948, quando se dirigia  para suas orações diárias. Tudo aconteceu muito depressa. Naturam Vinaiac Godse um hindu extremista, acionou o gatilho por 3 vezes. Teve  uma morte  como fruto da violência, que ele sempre combateu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário