quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DIA DA ÁRVORE

                                         O Dourado do Ipê  -      WONDERFUL! ! !



´Hoje é dia 21 de Setembro, comemora-se  no Brasil o Dia da Árvore. Vai chegando a primavera, como num passe de mágica, a árvore vai ganhando  tons amarelo aqui e ali, e logo, em alguns dias, sua copa é uma imensa bola dourada, convite irrecusável aos beija-flores.
Se forem duas, cinco, dez  arvores juntas o espetáculo é deslumbrante. Isso pode acontecer numa floresta, num  campo verde, num jardim, numa avenida, nas mais diferentes  regiões do Brasil.
Por  toda parte o ipê-amarelo está presente colorindo as paisagens,  fazendo jús ao título que recebeu:  árvore símbolo do Brasil.  Os nomes vulgares dessa árvore são muito numerosos: as vezes a mesma espécie recebe várias denominações  diferentes, dependendo  da área em que surge.
De um modo  geral chamamos todas  de ipê, é comum identifica-las com o nome da região em que elas  são peculiares  -   é o caso do  " ipê-de-são paulo".
Mas sem dúvida, o mais usual é caracteriza-las pela cor de suas flores:   ipê-branco,  ipê-amarelo,  ipê-rosa, ipê-roxo e assim por diante.
A tendencia natural é acreditar que o ipê, por causa de  suas belas inflorescências, seja uma  árvore  exclusivamente ornamental. Mas não é verdade.
Muitas das espécies são excelentes como arvores de sombra para  determinadas culturas perenes; contribuem para a formação de húmus no local  ao despreenderem suas folhas durante  o inverno.
Outras espécies são importantes fornecedoras de madeira de lei, para as mais variadas  finalidades: fabricação de mobiliario, de vigas, caibros, tacos para assoalho , entre muitas outras.
__________________________________________________________________




                                            Ipê- Amarelo-   A vingança da natureza

Esse fato aconteceu......

Um ipê-amarelo foi cortado e seu tronco foi  transformado em um poste. Após o poste ser fincado na rua, foram instalados os fios da rede elétrica . Eis que a árvore se rebela contra a maldade humana e resolve não morrer.
Mas a reação foi pacífica, bela e cheia de amor. Ela rebrotou e encheu-se de flores (como pode ser visto na foto).
Assim é a natureza.............   vencedora
Aconteceu o fato em  Porto  Velho-  Estado de Rondônia-  Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário