domingo, 4 de novembro de 2012

A INTERNET





Como vivíamos antes da internet? Perdi a conta das vezes em  que ouvi ou fiz essa pergunta.
A palavra "Tecnologia", apesar de inventada em 1829, não fazia  parte do vocabulário geral .
E, no entanto, a maior revolução jamais vivida  pela humanidade, estava em curso. Já  sabíamos que tudo pode  mudar nun piscar de olhos;  só não sabíamos ainda que  piscávamos tão depressa.
Em meros 50 anos, a tecnologia alterou radicalmente o modo  como vivemos. Nenhum aspecto do cotidiano ficou intocado, nenhuma  pessoa escapou à sua influência. Se este impacto é para melhor ou pior é discussão apenas filosófica. Não há  volta no caminho, porque não  podemos ignorar hoje  o que antes não tínhamos.

                  Como é que conseguíamos viver antes da Internet ? !

Como todo mundo, eu também perdi a conta do número de vezes em que ouvi ou  formulei essa pergunta. Como encontrávamos telefones e  endereços? Como sabíamos quais os filmes estavam em cartaz? Como  descobríamos os horários dos voos, a temperatura em Lisboa, o valor  da rupia (unidade monetária e moeda  da India, Paquistão, Nepal, Indonésia)
Onde estavam informações como a data da estréia de Casablanca, a idade da  Brigitte Bardot, os recordes dos 50 metros de nado de peito? Como ou a quem recorríamos para saber como se  tiram  manchas? Como conseguíamos esperar meses por uma carta? Como fazíamos quando precisávamos da letra de uma música ou trecho de um filme? Como elaborávamos o trajeto de casa para uma rua que não conhecíamos ?
A resposta para essas questões e tantas e tantas como elas,  torna-se cada vez mais remota. É  provável que, em breve, tornam-se tema de trabalho de escola e objeto de  arqueologia urbana. E poderiam, desde já, virar um joguinho engraçado.

                                    "Quem sabe como? "

O fato é que, de 50 anos para cá, passamos a ser muito bem informados. Antigamente, a medida da curiosidade de uma criança restringia-se ao que sabiam os adultos , à sua volta, aos eventuais livros de casa ou de uma  possível biblioteca nas proximidades.
Hoje não mais. Com um pouco de curiosidade e uma conexão à Internet, o velho ditado italiano passa , enfim a realidade:   tutto il  mondo é paese.  ( O mundo é uma aldeia)
E penso   pela enésima vez, em como a tecnologia nos transformou a todos em privilegiados.
Agradeço a minha boa estrela, que me fez nascer na  época certa.

______________________________________________

Lendo para aprender

"Os computadores vieram ao mundo para  resolver todos os problemas que a gente não tinha"
                                                                                  (Woody Allen- ator americano)

"A Internet é a ferramenta mais poderosa já inventada no que diz respeito à amizade"
                                                                                   (Camila Costa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário