terça-feira, 20 de novembro de 2012

O "QUINTO DOS INFERNOS"







                            Você sabe de como originou  essa frase  "O quinto dos Infernos" ?


Durante o século XVIII, o Brasil Colônia pagava um alto tributo para o seu colonizador, que era Portugal.
Esse Tributo incidia sobre  tudo o que  fosse produzido em nosso país  e correspondia a 20% (ou seja, 1/5 (um quinto) da produção). Essa taxação altíssima  e  absurda era chamada de  "O Quinto".   Esse  imposto recaía principalmente sobre  a nossa produção de ouro.
O  "Quinto" era tão odiado pelos brasileiros, que foi apelidado  de  "O Quinto dos Infernos". A Coroa Portuguesa quis , em determinado momento , cobrar os  "quintos atrasados" de uma  única vez , no episódio conhecido como   "Derrama" .
Isso revoltou a população , gerando o incidente chamado  de   Inconfidência Mineira, que teve  seu ponto culminante na prisão e julgamento  de Joaquim José da Silva Xavier-  O Tiradentes.
De acordo  com o Instituto  Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) a carga tributária brasileira  deverá  chegar ao final deste ano a 38% ou praticamente 2/5 (dois quintos) de nossa produção, ou seja a carga tributária que nos aflige é praticamente o dobro daquela exigida por  Portugal   á época da Inconfidência Mineira, o que  significa que pagamos hoje literalmente "Dois Quintos dos Infernos" de impostos....
Para que?  Para sustentar a  corrupção, campanhas eleitorais, mensalão, Senado e sua legião de diretores , a festa das passagens, os cartões corporativos, o bacanal com o dinheiro público, comissões, jetons, salários de marajás, etc, etc, etc....
Nosso dinheiro é confiscado no dobro do valor do  "quinto dos infernos", para sustentar  tudo o que foi dito acima, que  nos custa (já feita as atualizações ) o dobro do que custava toda a Corte Portuguesa.
E pensar que Tiradentes foi enforcado porque se insurgiu contra a metade dos impostos que pagamos atualmente.

             Ele era  Feliz e não sabia ! ! !

____________________________________________________

                         
                                   O INFERNO

O inferno começa no dia em que Deus nos permite uma visão clara de tudo  o que podíamos ter realizado, dos dons  que desperdiçamos, de tudo o que podíamos ter feito e não fizemos.
                                          
 Fonte-  (Gian-Carlo Menotti, citado em The Saturday Review of literature)

Nenhum comentário:

Postar um comentário