quinta-feira, 29 de novembro de 2012

T U B A R Õ E S






                                     OS  VILÕES DO  MAR-  o grande predador



Os  tubarões, em sua maioria, são animais   exotérmicos pois   a temperatura do seu sangue varia e depende  do ambiente externo. Muitos tubarões, apresentam  um menor metabolismo, sendo  mais lentos e com menores necessidades energéticas. Os tubarões gastam  muita energia em seus  deslocamentos  natatoriais, consequentemente necessitam se alimentar constantemente.
Devido  a essa voracidade natural, algumas espécies limpam os oceanos comendo animais feridos ou mortos, mesmo que em  elevado estágio de decomposição.
Nos hábitos alimentares,  seguem uma dieta regular de peixes, crustáceos, lulas, polvos, tartarugas, raias e outros tubarões, sendo  o  canibalismo   uma prática muito  comum. A prática da caça é guiada pela combinação dos seus sentidos.
A sua boca, em posição ventral, possui  uma grande abertura, graças a inexistência de contato rígido com o crânio. Os  dentes são triangulares, afiados e  extremamente eficientes para agarrar e cortar, não possuem raiz.  São  fileiras de dentes de reposição, usadas após a fileira que está em uso.
Quando um dente é perdido , o posterior move-se para ocupar o seu  lugar. Alguns tubarões  não possuem os afiados dentes triangulares, que são essenciais , isso por terem  se adaptado  a outras formas de alimentação.
Os tubarões exercem duas funções primordiais no ambiente marinho:  como predadores no topo da cadeia alimentar, mantém o controle populacional  das aguas, além de predar os mais lentos e os mais fracos, portanto  ajudando a selecionar a espécie.
Ao contrário da cadeia alimentar terrestre, na qual os herbivoros podem apresentar um porte maior  que os canívoros, a hierarquia  dos oceanos  é determinada pelo tamanho.

______________________________________________



CURIOSIDADES  MARINHAS

1- Um atum é capaz de nadar 170 km num só dia.

2- Alguns peixes são tão venenosos  quanto cobras, caso do peixe-homicida (o nome já diz tudo!)
     Outros peixes venenosos  são: peixe-escorpião, baiacu e algumas espécies de raias.

3- O maior peixe de agua doce  é o  Pirarucu. Um exemplar pode chegar  a dois  metros e pesar por volta
     de 200 kg.

4- O peixe mais rápido do mundo  é o agulhão-vela. Ele alcança a incrível velocidade  de 115 km. por
     hora.                                                          Fonte: ( O Sabidão )

Nenhum comentário:

Postar um comentário