segunda-feira, 12 de novembro de 2012

DITADOS POPULARES 1





Vai dizer que nunca bateu  aquela dúvida do porquê de falarem alguns ditados populares ?


  TIRAR ÁGUA DO JOELHO

Isso ocorreu na era bíblica, quando um pastor de ovelhas , ao avisar à sua mulher que iria fazer xixi, na tentativa de poupar os ouvidos castos de sua amada, disse: " Maria vou  tirar água do meio das pernas" e a sua mulher  perguntou:
"José, você vai  mijar pelo joelho ? "


MOTORISTA  BARBEIRO

-Nossa , que cara mais barbeiro !
No  século XIV , os barbeiros faziam  não somente os serviços de corte de cabelo e barba, mas também, tiravam dentes, cortavam calos, etc.,  e por não serem profissionais , seus serviços mal feitos geravam marcas.A partir daí, desde o século XV , todo serviço mal  feito era atribuido  ao barbeiro, pela expressão "Coisa de Barbeiro"  Esse  termo veio de Portugal, contudo a associação   de "motorista barbeiro ", ou seja mau morista, é tipicamente brasileira.

TIRAR O CAVALO DA  CHUVA

-Pode ir tirando seu cavalinho  da chuva porque não vou deixar você sair hoje !
No século XIX, quando uma visita  iria ser breve , ela deixava o cavalo  ao relento em frente a casa do anfitrião e se fosse demorar, colocava o cavalo nos fundos da casa, em um lugar  protegido  da chuva  e do sol. Contudo , o convidado só poderia por o animal  protegido da chuva  se o anfitrião  percebesse que a visita  estava  boa e  dissesse: "pode tirar o cavalo da chuva". Depois disso , a expressão  passou a significar a desistência de alguma coisa.

ONDE JUDAS  PERDEU AS  BOTAS

Existe uma história não comprovada, de que após trair Jesus, Judas enforcou-se em uma árvore sem nada nos pés, já que havia posto o dinheiro que ganhou por entregar Jesus dentro  de suas botas. Quando os soldados viram que Judas estava sem as botas, sairam em busca delas e do  dinheiro da traição. Nunca ninguém ficou sabendo se acharam as botas de Judas. A partir daí  surgiu a expressão, usada para designar um lugar distante, desconhecido e inacessível.

                         A   BEÇA

O mesmo  que abundantemente, com fartura, de maneira copiosa. A origem do dito  é atribuida as qualidades de argumentador do jurista alagoano Gumercindo Bessa, advogado dos acreanos que não queriam  que o Território do Acre fosse  incorporado  ao Estado do Amazonas.

DAR COM OS BURROS N'ÁGUA

A expressão  surgiu no periodo do Brasil  Colonial, onde os tropeiros que escoavam a produção de ouro, cacau e café, precisavam ir da  Região Sul a Sudeste sobre burros e mulas. O fato era que  muitas vezes esses burros, devido  a falta de  estradas adequadas, passavam por caminhos muito difíceis e regiões alagadas, onde os burros morriam afogados. Daí em diante o termo  passou a ser usado  para se referir  a alguém  que  faz um  grande esforço para conseguir  algum feito  e não  consegue ter sucesso  naquilo.

GUARDAR A SETE CHAVES

No século XIII, os reis  de Portugal adotavam um sistema de arquivamento de jóias  e documentos importantes da corte  através de um baú que possuia quatro fechaduras, sendo que  cada chave era distribuidas a um  alto funcionário do reino.
Portanto eram apenas  quatro chaves. O número sete passou a ser utilizado  devido ao valor místico atribuido  a ele , desde a época  das religiões primitivas. A partir daí começou -se a utilizar o termo  "Guardar a sete  chaves" para designar algo muito  bem guardado.

      ___________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário