terça-feira, 1 de maio de 2012

O TRABALHO ( THE WORK)



                          
Hoje é dia 1º de maio, é comemorado em todo mundo o Dia do Trabalho

Conceito: 

Trabalho=  é a aplicação da atividade física ou intelectual; atividade humana aplicada a produção da  riqueza , ocupação, emprego, tarefa, obra executada ou em via de execução, ação de um maquinário, lida, luta, labuta, estudo  ou escrito sobre algum assunto, discuções ou deliberações  de uma coorporação, sessão, cuidados, aflições,  empreendimentos.       (Soares Amora)

O que é Trabalho ?

Podemos definir trabalho como toda atividade realizada pelo homem civilizado que transforma a natureza pela inteligência. Há mediação  entre o homem e a natureza: domando-a  ele a seu desejo, visa a extrair dela sua subsistência. Realizando essa atividade, o homem se  transforma, se  autoproduz e,  ao se relacionar com outros homens, na  realização da atividade, estabelece a base das relações sociais. Dessa  forma, a diferença entre o homem  e o animal fica evidente, pois o ninho do pássaro ou a casa da abelha por exemplo são atividades regidas  pelo instinto, programadas nas  quais não há a intervenção da inteligência.
De origem controversa, a palavra  "trabalho" remete ao latim tripalium,  nome  do instrumento formado por três estaca utilizadas para manter  presos bois ou cavalos difíceis de ferrar. No latim vulgar, ela significa "pena ou servidão do homem à natureza".
Dizia  Karl Marx (o velho mestre, o velho barbudo, fundador do materialismo histórico) que a riqueza de uma sociedade pode ser medida pela redução da quantidade de trabalho necessária para a  sobrevivência. A liberdade começaria no momento em que desaparecesse  definitivamente o trabalho.
Na Ideologia alemã, o autor deixa uma controversa questão, que  muitos consideram  utópica:   a sociedade ideal é aquela onde todas  as profissões  se tornam  por assim dizer , passatempo. Uma parte do tempo seria  ocupada com a pintura, de manhã as pessoas  iriam a caça , a tarde pescariam ou criariam  gado, depois do jantar seriam críticas de arte, sem que isso  se transformasse em profissão.
Se esse reino da liberdade é impossível de se realizar, pelo menos devemos lançar a semente do imperativo fundamental  exigido pelos trabalhadores europeus:  "Trabalhar menos para que todos trabalhem e vivam melhor"

_______________________________________________________

                       ADÃO    E   EVA

"Antes de sua expulsão do Paraíso, Adão e Eva desfrutavam sem  trabalhar, um nível de vida elevado. Depois de sua expulsão  tiveram de viver, miseravelmente, trabalhando de manhã até a noite. A história do progresso  técnico dos últimos  séculos é a de um esforço tenaz para voltar a encontrar o caminho do Paraíso"  (Wassily Leontief- premio Nobel de economia)


Vejam agora o que disseram sobre o trabalho:

"É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separa do homem"
                                                                    (Simone de Beauvoir)

"O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra"           (Aristoteles)

"Para ser bem sucedido no trabalho, a primeira coisa a fazer é apaixonar-se  por ele"
                                                                                           (Mary Lauretta)

"O trabalho persistente vence tudo"           (Virgilio)

"O trabalho só espanta as almas  fracas"                       (Luis XIV)

"Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então com todo o coração dedicar-se a ele"
                                                                                     (Buda)

"Há duas  condições para você ser eficaz no trabalho. Uma que seja competente no  que faz. Em segundo lugar não acredito em eficácia quando se faz a coisa sem  que haja uma entrega. È preciso também  exigir respeito por nosso trabalho"                 (Paulo Freire)

"Quando o trabalhador converte o trabalho em alegria, o trabalho se transforma na alegria do trabalhador"

"O  lugar de mulher é no lar
O trabalho fora de casa
masculiniza"
     Essa frase foi publicada pela Revista Querida em 1955)
(Eu achei essa frase machista, mas para a época talvez não)

Nenhum comentário:

Postar um comentário