sexta-feira, 18 de maio de 2012

DIA DOS VIDREIROS





                                           Esta é  foto de uma fabrica de vidros


Todo dia 18 de maio, é comemorado em todo o Brasil o  Dia dos Vidreiros, profissionais que trabalham em fábricas de vidros e vidraçarias.

Quando se deu a invenção do vidro duplex ?

Em 1904, ao tirar certa garrafa da prateleira do seu laboratório, Benedictus, homem  de ciência, francês , deixou-a cair  no chão: a garrafa estalou em mil pedaços, mas com  grande espanto do sábio, em vez de se estrilhaçar, manteve intacta a sua  forma. Benedictus sabia que  tinha guardado uma solução de colódio naquela garrafa . Por qualquer motivo o solvente tinha se evaporado, deixando  uma pelicula de nitrato de celulose agarrada ao vidro.
Poucos dias depois, leu  ele nos jornais a notícia de um acidente de automóvel , em que uma senhora ficara gravemente ferida com estrilhaços de vidro.
Os dois eventos se combinaram imediatamente no espirito  científico de Benedictus, dando isso em resultado a invenção do vidro laminado duplex,ou de segurança

                                 A HISTÓRIA  DO   VIDRO

A história do vidro tem suas  raízes em lendas distantes, mas ainda hoje  como há milhares de anos atrás, a fabricação desta útil matéria requer constante sacrifício e um estudo incansável para  torna-la  mais perfeita nas multiplas  aplicações modernas.
Em nossa vida diaria servimo-nos do  "vidro", esta matéria brilhante e preciosa.
As vidraças das janelas não são de vidro?
E os copos? E os espelhos? Sem falar nos  lustres, nos vasos, os oculos. O irmão  nobre do vidro é o cristal.

                             O VIDRO  VEIO  DO DESERTO

Os povos que disputavam a primazia da invenção  do vidro são os Fenicios e os Egipcios. Os Fenicios contam que ao voltarem a pátria, do Egito, pararam em Sidon. Chegados as margens do rio Belus, pousaram os sacos que traziam as costas , que estavam cheios de  Natrão (o Natrão era  carbonato de sódio natural, que eles usavam para tingir lã ) . Acenderam o fogo com lenha, e empregaram os pedaços mais grossos  de natrão para neles apoiar os vasos onde deviam cozer os  animais caçados. Depois comeram e deitaram-se; adormeceram  e deixaram o fogo aceso. Quando despertaram, ao amanhecer, em lugar  das pedras de natrão encontraram blocos brilhantes e transparentes, que pareciam enormes pedras preciosas.
Os Fenícios caíram de joelhos, acreditando que durante a noite, algum gênio desconhecido realizara aquele milagre. Mas o sábio Zelu, chefe de caravana,  percebeu que, sob os blocos de natrão também a areia desaparecera. Os fogos foram, então  reacesos e, durante a tarde, uma esteira de liquído  rubro fumegante escorreu  das cinzas. Antes que a areia incandescente se solidificasse , Zelu  plasmou (dar forma  a alguma coisa) com uma faca,  aquele liquído e com ele  formou uma  empola tão maravilhosa , que  arrancou  gritos  de espanto dos mercadores Fenicios.
 
O vidro estava descoberto !

Nenhum comentário:

Postar um comentário