quarta-feira, 11 de maio de 2011

ROSA DO DESERTO

                                                                 FORMOSA



Esta planta da foto que você está vendo, foi eu quem a cultivou. Na exposição onde adquiri a mudinha veio com manual de instruções, o qual logo abaixo vou passar para vocês.  Ela se chama  FORMOSA, mas é mais conhecida como  ROSA DO DESERTO.

Ela precisa de uma drenagem rápida, por isso deve ser plantada em:

a) Areia grossa (de fazer concreto)
b) Pedregulho fino
c) Humus de minhoca

Misturar tudo na razão de   1- 1- 1.
É melhor trocar a areia  e passar a planta para um vaso maior pelo menos uma vez por ano, durante 3 anos, que é quando ela vai dar flor. Essa minha planta da foto completou agora em maio 3 anos e está com flor  pela primeira vez.
Se a temperatura  ambiente for abaixo  de 12 graus, a planta deverá ser guardada dentro de casa.
Em épocas de chuva, ficar atento para a rosa não tomar muita chuva.(eu só esqueci uma vez na chuva , por descuido).
Você tem de deixar a planta tomar sol o dia inteiro, ou  por um periodo mínimo de 5 horas  diaria no periodo da tarde.
No verão regue a planta duas vezes por semana. E no periodo de inverno , regue apenas uma vez por semana.
Deixar a agua escorrer até o fundo do vaso.
Adubação:   início no mês de  setembro, e a cada 40 dias, até o mês  de maio do ano seguinte.
Importante;   Não adube no inverno.....!

A fórmula de adubação  é a seguinte.

4%- nitrogênio (N)
l4% fósforo      (P)
8% potássio     K)

A minha planta  tem a flor branca mais existe diversas cores. Agora que eu aprendi a cultiva-la vou buscar mudas  de diversas cores.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx F I M xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Um comentário:

  1. oi augusto meu nome e katia, tenho 19 mudas de rosa do deserto ,11 adequerido da semente e 8 comprei mudinhas ja dando flor estou apaichonada e quro todas que vejo inclusive a branca que nao tenho

    ResponderExcluir