segunda-feira, 23 de maio de 2011

CERTO E ERRADO

A distinção entre o certo e o errado varia com o tempo. Condutas no passado perfeitamente admissíveis são hoje repudiadas de maneira geral.
Os Maias (povos pré-colombianos) que viveram na região da Guatemala e cujo esplendor  entrou em declínio por volta do século XIV tinham por hábito oferecer aos deuses  o sacrifício dos  inimigos aprisionados , que eram  esquartejados e seus corações arrancados .
E só há menos de 200 anos a escravidão de pessoas  foi oficialmente reconhecida pelas nações  como pratica humilhante e criminosa..
Para a média das pessoas , muitas condutas não deixam margem a qualquer dúvida sobre certas  ou erradas, porque os malefícios  delas decorrentes são evidentes.
Mas há inúmeras  situações  sobre as quais ainda  divergimos  e por isso permanecem  gerando conflitos intimos, interpessoais e coletivos.
Se acho uma carteira na rua, com dinheiro e documentos, fico com ela ou procuro devolve-la?
Se  o sinal  de transito está vermelho, mas não tem policial  controlando, paro assim mesmo?
Alguém me confia um segredo , revelo-o  para um melhor amigo?
A moça engravida, o namorado não quer assumir a paternidade e o pai dela é um carrasco: deve fazer o aborto ou  enfrentar sózinha as consequências?
O pai descobre que o filho cometeu um crime: conta  para a policia ou esconde o filho para não ir para a cadeia.
São encruzilhadas que testam nossos  valores, e precisamos  fazer a opção correta, pois do contrário seguiremos  por atalhos a grandes sofrimentos, com dificuldades  para retornar ao melhor caminho

                               Source: Texto do livro de Donizete Pinheiro


Para ler e pensar

"Somente através da solidariedade, da simplicidade, e do amor é que
podemos partilhar a ajudar os nossos irmãos necessitados"

Um comentário:

  1. Acredito que o conflito maior e:entregar um filho à polícia.Valeu fazer-nos refletir.

    ResponderExcluir