sexta-feira, 31 de agosto de 2012

UMA GRANDE CONFUSÃO





                   BAH!     CHEGA DE  CONFUSÃO .........



                                        Outro dia encontrei um guri desses que andam pela rua sem carpim, de bragueta aberta soltando  pandorga. Eu vinha de bici descendo a lomba para ir  na lancheria comprar  bergamota...  Se  você não é gaucho provavelmente não entendeu nada do que  eu estava contando . No  Rio Grande do Sul , a gente chama tangerina de bergamota   e carne moída de guisado.  Bidê que  a maioria usa no banheiro, é o nome  é o nome que damos para  mesinha-de-cabeceira,  que em alguns lugares chamam de criado-mudo. E por aí vai.  A privada nós chamamos  de patente. Dizem que isso  começou  com a chegada dos primeiros vasos   sanitários de louça, vindos da Inglaterra, que traziam impresso    "Patent" numero tal.   E pegou. Ir aos pés no Rio GRande do Sul é fazer cocô.   Eu acho  trielegante,  poético. "Com licença, vou aos pés e já volto". 
Uma amiga carioca foi passear em Porto Alegre e precisou de médico.  A primeira pergunta  foi: Vais aos pés normalmente,   minha filha ?   Ela na mesma hora levantou e começou a fazer flexão.
O Brasil tem dessas coisas , é um país  maravilhoso , com português como lingua oficial.  Mas cheio de dialetos  diferentes  . No Rio de Janeiro  é  "E aí merrrmão?     Sangue bom !  Vai rolá  umach  paradach".   Até eu entender  que merrmão  era  meu irmão, levou um bom tempo.
Em São Paulo eles botam  um "i" a mais na frente  do "n" .
"Orra meu !  tô por deintro, mas não  tô inteindeindo "      E no interior  falam um erre  todo enrolado:   A  Ferrnanda marrcô a porrteira"     Dá um nó na lingua. A vantagem é que a pronuncia deles no inglês é ótima.
                                            Em Mins, quer dizer , em Minas Gerais  eles engolem  letras e falam  Belzonte,  Nossenhora e qualquer objeto é chamado de trem. Lembrei-me daquela  história do mineirinho na plataforma da Estação....     Quando  ouviu  um apito falou apontando as malas :   "Muié, pega os trem  que o  bicho  tá vindo".
                                              No |Nordeste  é tudo meu rei, bichinho, ó xente. Pai é painho,  mãe é mainha, vó é voinha.
                                               Em Porto Alegre, uma empresa tentou lançar um serviço de entregas à domicilio de comida chinesa, o Tele-China.  Só que um dos significados de china no Rio Grande do Sul é prostituta .   Claro que não deu certo .  Imagina a confusão , um cara pede uma loira as duas da manhã, recebe sujestão de frango xadrez  com rolinho primavera. Banana  caramelada !     O que  é que um cara vai querer  com banana  caramelada no meio da madrugada ?
                                                Tudo isso é muito engraçado. Mas as vezes o problema se torna sério.

                                             BAH!     Chega de tanta confusão ....

                                                                             (Source:   Kledir  Ramil
____________________________________________________________
             

Em tempo:

É difícil dizer o que o gaucho sabe fazer melhor:

Churrasco
Chimarrão
ou receber os  amigos.

Um comentário:

  1. Huhauhaua, eu descobri esses tempos o que é "ir aos pés" rsrs Barbaridade, tchê ;)

    ResponderExcluir