quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O FOLCLORE




Folclore cultura que vem do povo. A foto acima retrata sob o alucinante som do berimbau, a dança que é uma  luta: eis a  capoeira   digna representante  do bom  folclore brasileiro.

                              

                                      Todo dia 22 de agosto é comemorado em todo territorio brasileiro o  DIA DO FOLCLORE.   Entende-se por folclore  o conjunto de tradições, lendas e crença  de um país, expressas em  provérbios, canções, contos, lendas, etc. É a ciencia dos costumes e usos  populares, conjunto de  canções populares de uma época ou região.
Inicialmente a palavra folclore é formada de dois antigos vocábulos  saxônicos:

FOLK -      povo
LORE-  estudo, ciência e, por extensão
              atividade
                    Folclore assim abrangeria contos, lendas, mitos , em suma tudo aquilo que, posteriormente, se catalogaria como integrante da literatura oral dos povos, incluindo a música, elemento inseparável da  poesia popular e a dança.
                    Anos mais tarde, por  proposta do estudioso George Laurence Gomme, discutia-se um sentido mais amplo para a  palavra folclore. Deveria compreender :

a) narrativas tradicionais (contos populares, contos de  heróis, baladas, canções, lendas locais
b) costumes tradicionais (festas, cerimônias, jogos)
c) superstições e crendices ( bruxaria, astrologia, práticas de feitiçarias)

                      Logo abaixo segue uma lenda que faz parte do folclore brasileiro:


                                   A  LENDA DE  ITANHAÉM


                                                 Na praia de Itanhaém vivia Arapoã-Tuê, antepassado  de tribos que se tornaram célebres -   OS TIMBIRAS.   Era muito considerado por todos graças a seus ensinamentos.
                                                  Ele dormia numa rocha junto a praia e dali transmitia  aos demais  indios seus conhecimentos. Um dia disse que ao morrer , coltaria  como um  pobo branco vindo de muito longe, onde o céu  parece encontrar o mar. E então . dizia ele , eu lhes ensinarei  uma nova religião e uma nova lingua.
                                                   Arapoã-Tuê  morreu. Os anos passaram. NInguém esqueceu a promessa do chefe. A tribo acreditava no renascimento. Assim,  séculos mais tarde, quando os portugueses vieram, os Timbiras viram nesse fato a profecia do pagé. Mas o mais importante ocorreu quando Anchieta ali viveu entre os indios e  transformou em  "casa" a mesma rocha em frente  ao mar e lhes ensinava a lingua portuguesa e a religião católica.
                                                    Os indios exclamavam: Arapoã-Tuê. Ele voltou !
                                                    Para os indios Anchieta nada mais fora do que o grande pajé, que voltara século mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário