quarta-feira, 29 de agosto de 2012

DIA NACIONAL DO COMBATE AO FUMO






                                                            Culpado ou Inocente  ?


Todo dia 29 de agosto é comemorado  em todo Brasil o Dia Nacional  do Combate ao Fumo, por isso  vou me deter a falar somente sobre  a Mulher e o Fumo
Não se sabe bem ainda por que  a mulher é mais susceptível  a tornar-se  dependente do fumo do que o homem, mas isso acontece. Todos nós, infelizmente devemos ter notado que há muitas mulheres fumando em nossos dias. Elas tem uma  fixação no cigarro bem maior do que  o homem. Se contarmos na rua quantos passam com cigarros nos lábios,  vamos ficar surpresos ao verificarmos que o numero  de mulheres é bem maior do que o de  homens.

                                  Por que e desde quando  a Mulher Fuma  ?

A sociedade humana, em seus  encontros e desencontros, em suas  estabilidades  e instabilidades, sujeita a  situações mais diversas , através de suas invenções e de buscas, anda tentando descobrir os fatores que contribuem para  a sua felicidade.
Todavia nem tudo  que o homem inventou lhe produz a verdadeira felicidade. O homem civilizado  copiou de nativos, um hábito primitivo que tem trazido à humanidade mais mortes do que todas as guerras  somadas.
Sabemos que a mulher começou a fumar  logo após a II Grande Guerra Mundial. Antes disso , a mulher  que fosse encontrada fumando era olhada com certa reserva. Mas de lá paca cá  as coisas mudaram  muito. Na medida que a mulher  procurou sua libertação  no desejo  de provar  não mais  constituir  o "Sexo Frágil", um mecanismo  bem montado  e solidamente financiado  com o objetivo de obter  grandes lucros, através  de um perfeito , esquema  de manipulação da publicidade  começou a acenar  com valores  , com vistas a atrair a  mulher a cultivar o hábito de fumar.
Estatisticas recentes , verificou-se  entre as mulheres que o grupo  com maior indice  de consumo de cigarros é o de mulheres separadas de seus esposos, e o segundo , o de mulheres  solteiras entre vinte  e vinte e quatro  anos de idade.
É lamentavel que a mulher, na ânsia de mostrar ao mundo  que é tão livre e forte quanto o homem , tenha caído na mesma fraqueza do homem, o que demonstra  não ser a mulher  nem tão livre  nem forte como pretende ser.

                      O Fumo e a  Beleza da Mulher

                                              A mulher não foi feita para ser  assim tão agredida no seu todo  pelos venenos do fumo. Sabemos que ela luta para conservar a beleza e permanecer jovem, e esse tipo de luta deve ser aplaudido , estimulado, para  sentir-se mais feminina, mais  completa, e até  mais apta no desempenho de seu papel . Porém , não há nenhum processo tão eficiente quanto ao fumo  para torna-la mais envelhecida e desfigurada. O cigarro é um mecanismo de destruição da beleza feminina.


                        O Fumo  e as Mãos da Mulher.

                                              Vitor Hugo escritor francês , escreveu os Miseráveis (livro da literatura  universal)  aos 29 anos de idade falou sobre as mãos  da mulher. Ele dizia assim:
"Uma mulher não podia ser bonita se não tivesse as mãos bonitas"
Os   males do fumo  nas mãos da mulher começam com a impregnação do alcatrão, deixando seus dedos amarelados.
Quando verificamos o que a mulher sabe fazer de feminino, ela o faz  com as mãos.
Com as mãos ela acaricia, embala o bebê, prepara o alimento para toda a família, borda, toca piano,  faz uma pintura, costura,  arruma a casa, escreve uma carta de amor, dá lenitivo ao filho e abençoa um filho que parte talvez para sente e no fim tece o casaco de lã para o neto que vem.
Você mulher que fuma e está lendo este blog, o que  você está fazendo para se livrar  desse vício ?

                                 (Parte desse texto foi extraido do livro  O Fumo no Banco dos Réus-  João Batista D. Costa)

___________________________________________

   CURIOSIDADE

A Organização Mundial de Saúde estima que no mundo  inteiro, vendem-se  dez milhões de cigarros por minuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário