sábado, 26 de janeiro de 2013

O DENTE DO OURIÇO-DO-MAR







Você acha que teve um projeto  para acontecer tudo isso relatado logo abaixo? Não  só o homem tem projeto nas coisas que faz.
Usando seus cinco dentes, o ouriço-do-mar escava na rocha para construir seu esconderijo.
Mesmo triturando e raspando, seus dentes estão sempre afiados
"Isso é muito superior a qualquer ferramenta usada para  cortar e triturar que conhecemos e usamos", comenta Pupa Gilbert, professora de física da Universidade de Wisconsin-Madison , Estados Unidos. Qual é o  segredo do ouriço-do-mar?
Analise o seguinte: O dente do  ouriço-do-mar é composto de cristais aglutinados. Mas  "há pontos de  ruptura em locais predeterminados dentro do dente" explica Pupa Gilbert.
O material orgânico mais fraco nesses pontos     -     como pequenas perfurações numa folha de papel -  facilita  o despreendimento das camadas desgastadas do dente, expondo uma ponta nova e afiada. Visto que o dente continua crescendo numa extremidade e se afiando na outra, ele nunca perde o corte.
Gilbert chama  o dente desse invertebrado  de   "uma das pouquissímas estruturas na natureza que afiam a si mesmas"
Conhecer o funcionamento do dente do ouriço-do-mar apresenta possibilidades empolgantes para os  fabricantes de ferramentas.
Essa teoria , poderia  resultar no desenvolvimento de ferramentas que se afiam com o uso.   "O segredo  está no mecanismo usado pelo  ouriço", diz  Pupa Gilbert.
O que você acha?  Será que  o dente do  ouriço-do-mar, com sua capacidade  de afiar a si mesmo , surgiu por obra do acaso?  Ou teve um projeto ?

______________________________________________

                         Volta as Aulas


Fevereiro  é o mês do volta às  aulas, e já começa na proxima semana.
Uma das melhores maneiras de ajudar seu filho na volta às aulas é lembrar tudo  o que a escola tem de bom. Fale das pessoas que ele mais gosta e irá reencontra-las, ajude-o a  relembrar os passeios e atividades do outro ano que ele mais gostou.Está aí  uma maneira do seu filho voltar as aulas mais contente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário