segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A COMPETIÇÃO





                                O comerciante que procura conquistar os fregueses de outro comerciante e os estudantes que lutam por uma  vaga no vestibular, estão todos envolvidos em uma  competição.
                                 Há necessidades que estimulam mais a competição que outras. Entre as tribos indígenas, geralmente não há um  "espirito  competitivo" tão acentuado como em nossa sociedade. As sociedades modernas -  principalmente nos países capitalistas   -  estimulam os individuos a competirem em todas as suas  atividades   -    na escola, no trabalho, e até no lazer.
                                  A competição é uma força que leva os individuos a agirem uns contra os outros, em busca de um melhor   "lugar ao sol".   A competição nasce da vontade  de ocupar uma posição social mais elevada, de ter uma importância maior no grupo social, de conseguir riqueza, o poder.
                                   Como nem todos podem   "subir", e  alguns não conseguem  atingir seus objetivos, pode ocorrer  o sentimento de inferioridade. Esse sentimento pode levar o individuo  a reagir, a tentar  se superar, como  pode levá-lo  a uma depressão  e a um  (destino) desanimo ainda maior.
                                     Os pedagogos criticam competição escolar. A pressão da família dos amigos e da sociedade de modo geral para que o adolescente conquiste   uma vaga no ensino superior e o esforço que ele empreende para atender a essas  expectativas podem comprometer todo  o seu desenvolvimento afetivo e social.
                                      A afirmação é da pedagoga Fátima Freire, orientadora da Escola Poço do Visconde e formada em Psicopedagogia no Instituto  Jean Piaget,  de Genebra- Suiça.
                                       Segundo ela, a competição imposta aos jovens e a ideologia de valorização  apenas do intelecto os transformam em  "pessoas robotizadas"   incapazes de desenvolver seu lado  emocional. A concorrência entre jovens e até  entre crianças em idade  pré-escolar (muitas escolas particulares fazem exames de seleção  para admissão  de crianças  na primeira série  do primeiro grau).

__________________________________________________



Lendo e aprendendo

Pense bem nisso........

Nem sempre a liberdade  sexual adquirida  nas últimas décadas é uma conquista positiva . A facilidade também pode ser um entrave ao aprofundamento  das relações, estimulando a desistência diante das  primeiras dificuldades. Sabemos que  não se constrói um vinculo profundo , em poucos meses. Para conhecer alguém , é necessário enfrentar problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário