sexta-feira, 11 de março de 2011

A CERVEJA



Foi na Gália (colonia romana), onde hoje é a França, que  a cerveja ganhou o nome de CeresVisia em homenagem a  deusa Ceres da Mitologia, protetora da Agricultura
A cerveja é considerada a Bebida  revolucionária e também se tornou a  mais democrática das bebidas
(pobres e ricos a  consomem)
Você já imaginou um mundo  sem cerveja? . Não seriam só  suas happy  hours que estariam  comprometidas.
Vários cientistas acreditam  que a civilização poderia simplesmente não existir se o homem não tivesse inventado o   pão ........ e a cerveja. (os dois  vieram da fermentação de  cereais)
Foi a descoberta da fermentação de cereais, processo básico da fabricação desses dois elementos, que incentivou o homem a abandonar a vida nômade de caçador e coletor e se reunir em comunidades agricolas , há 12 mil anos atrás.
As evidências  mais antigas arqueológicas  da bebida são de 6 mil anos  a.C, foram encontradas  na Mesopotâmia (onde  hoje é o Iraque).
Na Idade Média entre os anos 500 e 1.000 da era cristã  a produção de cerveja foi centralizada  em monastérios e conventos. Com  tempo para aprimorar a produção os religiosos se tornaram mestres cervejeiros.
Nessa época nasceu a cervejaria mais antiga do mundo ainda em atividade, montada em 1040 no mosteiro Weihensteplan em Freisig- Alemanha.
Foram os monges  que aperfeiçoaram  a bebida introduzindo o lúpulo a partir do século 9 .
Há um mito que os Europeus gostam de cerveja morna.
Verdade ou não, fato é que  criticar a cerveja alheia tem sido  um ato  recorrente  na história.
É um ótimo jeito de iniciar as conversas  entre amigos  numa mesa de bar.

(Fonte-  Revista Super Interessante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário