sábado, 11 de agosto de 2018

DIA DOS PAIS





                          " Não pretendo ser um modelo para meus filhos, mas um bom rascunho"
                                                              (Silvio Luiz Panza)



Todo 2º domingo do mês de agosto é comemorado em todo  território nacional o Dia dos Pais.

VIP, assim são os pais. Em nossa infância gostamos de pensar que nosso pai pode tudo, afinal além de ser nosso melhor amigo, é o nosso herói e exemplo daquilo que  queremos ser. Uma figura tão  importante que forma a base de nosso caráter com valores essenciais que levaremos por toda a nossa vida. Os pais nos ensinam a ver o melhor do mundo.


VIP éa sigla em inglês de:

Very
Important
Person

Expressão utilizada para se referir a uma pessoa muito importante
e ilustre. 



"Dia dos Pais, as comemorações, como qualquer outra se perdem nos apelos comerciais. Mas sempre é tempo de pensar o que é ser Pai. Papel até bem pouco tempo definido por: o provedor da família, enquanto cabia à  mãe acompanhar e educar os filhos.
Hoje quando ambos "fazem de tudo um pouco"  a figura paterna, seja presente, ausente, distante ou companheiro, é a figura constituida de extrema importância para os filhos.
Devem compartilhar de tudo que se refere a seus filhos, em  igualdade de condição; independente de serem divorciados ou de terem outros filhos. A ausência não acontece apenas quando o pai morre, vai embora ou se separa da mãe, muitas vezes se dá com o pai morando na mesma casa. Muitos pais se queixam da falta de diálogo com os filhos. Mas precisam prestar atenção se eles estão dando oportunidade para ouvir o filho, e num primeiro momento sem julgamentos. O pai que sentir que não está participando da vida dos filhos, não deve se culpar, precisa mudar as atitudes para se aproximar. Nunca é tarde. E as mães que por motivos diversos, não  permitem aproximação dos pais (salvo em casos de riscos),  devem se por no lugar da criança que sofre a ausência paterna.
Afinal a maior herança que um pai pode deixar ao seu filho é o pai que ele pode ser. Se sentir pai não apenas no dia da comemoração, nem tão pouco num fim de semana de quinze em quinze dias, em que as horas parecem escorrer entre os dedos como areia, e a angústia do tempo marcado tantas vezes impede a vivência plena do momento presente.
Que estas datas comemorativas não sirvam apenas ao consumismo desenfreado e vazio. Que sirvam também  outro propósito: o de pensar sobre muros invisíveis que crescem em nós mesmos, e que separam pais e filhos."

Este texto é de:  Érica Flávia Mota, psicóloga clínica.




Vejam o que disseram mais sobre os pais:

"Pai é uma figura que nos ensina a diferença entre o mal e o bem. Que nos protege e nos socorre. É dia de homenagear os pais."

"Não há alegria para o coração do pai que valha a certeza da felicidade de um filho."

"Mesmo se um dia meus pensamentos não fizerem o que, mais gosta, meu coração vai continuar fazendo o que mais ama: Amar você, meu pai!".

"Além de ser pai, é também o melhor amigo."


_________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário