sábado, 28 de julho de 2018

A MAÇÃ NA MITOLOGIA








                
                       UMA MAÇÃ POR DIA MANTÉM O MÉDICO LONGE
                                            (Prov. do País de Gales) 



Na mitologia grega Hércules era respeitado por seu tamanho e força, seu raciocínio rápido e sua habilidade para lutar.
Acreditava-se que a mulher de Zeus, Hera alimentasse um ódio e um ciúme violentos de Hércules.
Enlouquecido por Hera, Hércules assassinou seus próprios filhos. Para expiar o grave crime foi obrigadoa executar Doze Trabalhos quase impossíveis concebidos por seu antagonista e primo. Euristeu (rei de Argos) que havia deposto como rei. A execução desses trabalhos purgaria a alma de Hércules e lhe permitiria alcançar a imortalidade.
Hoje  vou falar do 11º Trabalho de Hércules que foi esse:


                                      
                                                Roubar as Maçãs das  Hespérides.



As Hespérides eram três deusas que  cuidavam de uma árvore com maçãs de ouro (pomodoro), e sua história se relaciona ao por do sol ("Hesperos" em grego significa "a tarde" e a palavra é associada a tudo que tenha a ver com o poente dourado e o  Ocidente). A história do triunfo de Hércules varia conforme a versão que se lê. Uma  história sugere que ele matou a serpente de cem cabeças que guardava a árvore, antes de fugir com um punhado de maçãs.
Outro mito  narra como Hércules se  ofereceu para carregar o mundo nas costas para Atlas em troca de este colher as maçãs. (nessa versão, Atlas é parente das Hespérides, o que significa que já as tem  do seu lado) Quando Atlas voltou com as maçãs, pareceu gostar da ideia de que Hércules continuasse a sustentar o mundo. Para sua surpresa, Hércules concordou mas sob uma condição: que Atlas o aliviasse por alguns momentos para que ele pudesse ajeitar sua capa e ficar mais confortável...  e quando Atlas voltou a carregar o mundo Hércules saiu correndo, com as maçãs de ouro nas mãos.


____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário