quinta-feira, 23 de abril de 2015

O SEMPRE




Vou guardar no melhor lugar, pra sempre
Eu vou guardar, vou lembrar pra sempre
                        (CPM 22- Pra sempre)


Essa palavra vem do latim SEMPER e já tinha o mesmo significado de hoje:
Em todo tempo
Em toda vida
Em todo o momento, constantemente, incessantemente, sem interrupção, todas as vezes, ostensivamente.

Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), poeta, colunista e cronista brasileiro, considerado por muitos, como o mais influente poeta brasileiro do século XX, tem uma poesia que diz assim:

O Enterrado Vivo

É sempre no passado aquele orgasmo,
É sempre no presente aquele duplo
É sempre no futuro aquele pânico

É sempre no meu peito aquela garra
É sempre no meu tédio aquele aceno
É sempre no meu sono aquela guerra

É sempre no meu trato o amplo distrato
Sempre na minha firma a antiga fúria
Sempre no mesmo engano outro retrato

É sempre nos meus pulos o limite
É sempre nos meus lábios a estampilha
É sempre no meu não aquele trauma

Sempre no meu amor a noite rompe
Sempre dentro de mim meu inimigo
E sempre no meu sempre a mesma ausência.

As frases que virão logo abaixo é de uma coleção de frases que eu  fiz, aproximadamente 2.000. Juntei todas as frases que tem a palavra sempre e que tem algum significado:

1- Quem espera sempre alcança

2- O quase tudo é quase sempre o quase nada.

3- Por mais tomadas que se tenham em casa, os móveis estão sempre à frente

4- A fila ao lado sempre anda mais rápido do que a sua.

5- Depois de uma sexta-feira da Paixão sempre vem um sábado da Aleluia.

6- Diga sempre a verdade a sua mulher mesmo que tenha de mentir um pouco.

7- Encontrarás sempre o defeito no último lugar em que procurares.

8- Eu sempre quis ter o corpo de um atleta. Graças ao Ronaldo (fenômeno) isso já é possível.

9- Muito trago, sempre dá estrago

10- Visitas sempre dão prazer. Se não for na chegada, na saída.

11- Depois da tempestade, sempre vem um dia de sol.

12- Depois de um fracasso, é sempre tempo de recomeçar.

13- Tenha sempre planos alternativos.

14- Um bom livro é sempre um bom amigo.

Vejamos agora o que disseram mais sobre a palavra  sempre:

"Para uma ideia é de péssimo agouro estar na moda, pois significa que em seguida torna-se-á antiquada para sempre"    (Jorge Santayana)

"A ambição parece sempre começar por onde devia acabar"

"Segredo muito encoberto é sempre sabido"

"Mesmo que a gente não fique juntos pra sempre. Mesmo que acabe semana que vem. Nunca destrua o meu carinho por você"    (Tati Bernardi)

"Porque que sempre a solidão vem junto com o luar"  (Raul Seixas)

"Um pecado tem sempre como consequência outro pecado"   (prov. judaico)

"Ao bom e sincero amor está sempre junto o temor"  (François Rabelais)

"Sinto que o melhor da vida sempre vem de graça"

Para finalizar eu tenho a dizer para vocês  que estão lendo este blog que a morte nos ensina a transitoriedade de tudo nesta vida.
Porque nada é para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário