sexta-feira, 3 de abril de 2015

MARÍLIA CIDADE BONITA



                         
                                        Entrada  principal do Bosque Municipal de Marília

Marília, cidade onde eu nasci
E onde feliz eu vivi
Desde os meus tempos de criança
Onde tive nesta vida
Os primeiros sonhos meus

                              Todo dia 04 de abril é comemorado o aniversário de emancipação politico-administrativa da cidade de Marília.
Nesse ano de 2015 ela completa 86 anos de lutas e de conquistas.
Marília é um município situado na região Centro Oeste Paulista, fica distante da capital 443  quilometros por rodovia. Possui área de 1.170.054  quilometros quadrados, dos quais 23.040 estão na Zona Urbana. Sua população é de  230.336 habitantes, ela é a Capital da Alta Paulista e conhecida também  como a Capital Nacional do Alimento.
Ela conta com um Bosque Municipal com 17,36 hectares. É uma das últimas reservas de Mata Atlântica  do interior. Em meio a mata existem três trilhas com pontes, duas pistas de cooper e um pequeno zoológico com saguis, pacas, capivara, veado catingueiro, seriema, pavão,  faisão, araras e lagarto teiu. Conta ainda  com uma lanchonete, playgrond e pedalinho.
Como há cerca de milhões de anos atrás, onde hoje fica a cidade de Marília, moravam os Dinossauros, por isso em Marília existe um Museu de Paleontologia.
                                   
                                                          Olha aí um Dinossauro

Ele foi inaugurado em novembro de 2004 e tem como objetivo promover a pesquisa paleontológica, preservar e divulgar os achados, fósseis, junto a população e a comunidade científica e estimular a presença de visitantes da própria cidade, da região e de outras partes do país.
O referido museu é coordenado pelo pesquisador Willian Nava. Lá podem  ser vistos fósseis e réplicas de vários dinossauros como o Marília- suchusamarali e Adamantinasuchusnavae, fósseis de crocodilianos e ossos de dinossauros, ovos de crocodilos, restos de tartarugas que  contam a história geológica da região. Painéis e fotografias retratam as eras geológicas e os trabalhos de escavação em busca de fósseis.
O referido Museu fica localizado na Av. Sampaio Vidal número 245- prédio da Biblioteca Municipal (com entrada pela Av. Rio Branco) a entrada é gratuita de segunda à sexta-feira, das 8,30 hs. às 19,00 hs.
Moraes Moreira, grande cantor da MPB, fez em homenagem à cidade de Marília e a sua esposa Marília, a seguinte canção:

                        Mulher e Cidade Marília

A cidade é assim
A mulher e a cidade
Representam pra mim
Amor e liberdade
A cidade é uma moça
Também não tem idade
É o espírito, a força
Da mocidade.

Meu amor também é
Toda minha verdade
Meu carinho de fé
De felicidade
A cidade e o mundo
A mulher e a cidade
Meu coração vai fundo
(saque a profundidade)

Se ando vagabundo
Pelas ruas de noite a cantar
Curtindo tuas ruas e acordes.
Pra te acordar
Eu vou buscar no violão
Uma canção que seja aquela
Que abrirá sua janela
E também seu coração.

João Cega Filho em seu livro Cortina Lilás , fala sobre Marília assim:

                  M A R Í L I A 

Oh! Marília altaneira e gigante
Diviso-a sobre o morro distante
Quando de outras plagas regresso
Nas bocas de tuas chaminés fumegantes
Explodiu teu sorriso brilhante
Exaltando pujança de teu progresso.

No esmeraldino verde de teus cafezais
Eleva teu nome por todos anais
Declamando no mundo tua história
Mastro de tua bandeira, teus arranha-céus
Abrem bem alta tua cortina de véus
Desfraldando o slogan de tua vitória

A hospitalidade e juventude de teu povo
Faz-me sentir cada vez mais novo
Conclamando a terra musa de meus versos
Oh! Marília, teu sorriso de criança
Alimenta em cada filho a esperança
De ver-te como estrela na constelação do  universo;

Ao reverenciar-te, minha querida Marília
Vejo-a como mãe e como filha
Segurança no presente,  confiança no futuro
Na cultura do teu povo nobre
Dia após dia o Brasil em ti descobre
A alavanca que o mantém confiante e seguro.

Happy birthday to you Marília pelos  seus 8 anos de emancipação,
de lutas e glorias.

                                            P a r a b é n s !

C

Nenhum comentário:

Postar um comentário