sábado, 18 de abril de 2015

A SORTE





                            A Cigana, jogo de Búzios, , A Cartomante. o Baralho do Tarô, será que eles tem a resposta sobre nossa sorte.?

A sorte é uma força invencível que regula os acontecimentos da vida.
Destino, fatalidade, fado, ventura inesperada, modo de viver, condição  social, classe, espécie ou o fato  de ganhar ao jogo; adversidade. Essa é uma definição ortográfica, mas a sorte é muito mais que isso.
A nossa sorte, a gente é quem  constrói... Trevo de quatro folhas, pé-de-coelho, amuletos, patuás, ferradura atrás da porta, simpatias, podem ajudar, mas o que conta mesmo é o sentimento que existe dentro do seu coração:  A FÉ
Dizem que se pé de coelho desse sorte, o coelho encontraria um pé de cenoura em cada moita que passasse, e quem põe ferraduras atrás da porta para  dar sorte, tem a mentalidade suficiente para um dia, usá-la na sola do pé.

Augusto Branco tem um texto sobre a sorte que diz assim:

A Sorte do Amor que  tive

Eu queria ter a sorte de poder  canta por toda  a vida a dádiva 
de ter  sempre ao meu lado a mulher que eu amo.
Mas porque convém  aos pássaros que voem e não que
fiquem presos em ninhos.
hei de colocar no lugar de minhas lágrimas um sorriso.
E cantar por toda a vida
a sorte do amor que tive.

O Zé Rodrix, cantor e compositor brasileiro, era casado com a atriz Norma Blum de novelas da Globo, ele morreu em 2014, tem uns versos  que diz assim:

          Quando Será ?

Quando será o dia da minha sorte?
Sei que antes de minha morte
Eu sei que esse dia chegará
Mas quando será?

Quando estava na barriga da minha mãezinha
Sonhava com um berço de ouro, fralda de florzinha
Mas eu  não sabia dos problemas que a família tinha
Morando apertada num barraco na beira da linha
Minha mãe me olhou e disse
Como vamos sustentar?
Mas meu pai respondeu pra ela
- A sorte do menino vai mudar
        (mas quando será?)
Quando será o dia da minha sorte?

Fui garçom , chofer de táxi, fui marinheiro
Vendedor de loteria e biscateiro
Quis ser muitas outras coisas mas tive medo
E cada emprego que arranjava ganhava menos
Procurei uma cigana para me aconselhar
Ela leu minha mão e me disse
- Um dia sua sorte vai mudar
       (mas quando será?)
Quando será o dia da minha sorte?

Oito anos de namoro, sonhos e planos
Cinco anos de casados, sonhos e planos
De noite nós dois na cama, sonhos e planos
Mas quando nascem os filhos nos preocupamos
A mulher sempre pergunta
- Como vamos sustentar?
E como meu pai eu  respondo
-A sorte dos meninos vai mudar
        (mas quando será?)
Mas quando será o dia da minha sorte?


Mas eu pergunto, você acredita em sorte?
Se você acredita em sorte, para ser coerente tem de acreditar no azar também, senão a sorte e o azar vão virar uma coincidência.
De repente encontro alguém desviando de um gato preto, não passando em baixo de escada na sexta-feira  treze,  com um sorriso cúmplice, ou buscando o prato de lentilhas na  ceia do ano novo. (são sete lentilhas ou 7 uvas)
Na praia, pulando 7 ondas no dia 31  de dezembro, e como se todas aquelas pessoas vestidas de branco, jogando na água flores para Iemanjá, pedindo amor e felicidade no meio do  mar.
Se funciona ou não , não importa. Mas não custa nada fazer.
Se não pode dar azar... ou melhor má sorte, que só de ouvir essa palavra bato 3 vezes na madeira, para afastar o mau olhado.

Agora vejamos o que disseram mais sobre a sorte:

"Que sorte a nossa!
Nesse mundo há tanta gente,
E a vida me pôs ao seu lado"   (Nando Reis)

"Toda sorte  só tem quem acredita nela"

"Tente a sua sorte! A vida é feita de oportunidades. O homem que vai mais longe é quase sempre aquele que tem coragem de arriscar."   (Doile Carnegie)

"A sorte não vem de fora,  nós próprios criamos nossas oportunidades" (Massaharu Taniguchi)

"Quanto mais eu trabalho, mais a sorte me acompanha"

"Sorte é uma encruzilhada onde preparação e oportunidade se encontram"

"A única coisa segura sobre a sorte é que ela mudará"

"A sorte é tenacidade de propósito"

"A sorte respeita os valentes e oprime os covardes"

"A sorte favorece a mente bem preparada"  (Louis Pasteur)

"A sorte é um cavalo arreado que passa a sua frente. A decisão de montar é sua"

"Sorte é isso. Merecer e ter"  (Guimarães Rosa)

"A sorte não existe. Aquilo a que chamamos de sorte é o cuidado com os pormenores" (Winston Churchil)

"O dia que você decide fazer é seu dia de sorte" (prov. japonês)

"Uma pessoa não procura a sorte, é a sorte que procura a pessoa. (prov. turco)

"Eu acredito na sorte: de que outra maneira você pode explicar o sucesso daqueles que você não gosta"      (Jean Cocteau)

"Um pingo de sorte, vale mais que uma  tonelada de juízo"

"Eu quero a sorte de um amor tranquilo, com sabor de fruta mordida" (Cazuza)

"Se bater na madeira isolasse o azar, pica-pau não estaria em extinção" (anônimo)

Em tempo:  A leitura da sorte através das folhas de chá, dá-se o nome de Teimancia


----------------------------------------------------------------------------------------------

Postado por:
Augusto Amoroso de Lima
Professor de História, Geografia e Sociologia- aposentado.
Formado pela Universidade Estadual Paulista
Funcionário Público  Estadual da Pesquisa Científica e Tecnológica-aposentado
Tenho dois livros editados:
1- O Blog que virou livro
2- Borboletrando o Saber...




Nenhum comentário:

Postar um comentário