sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

S A M B A








Leva meu samba, meu mensageiro, este
recado , para o meu amor primeiro. Vai dizer que ela é a razão dos meus ais, não suporto mais.


O Samba é patrimônio imaterial brasileiro. Os principais sambistas que marcaram época foram: Noel Rosa, Ary Barroso, Lamartine Babo, Pixinguinha e Cartola.
Hoje é dia  02 de dezembro, é comemorado o  Dia Nacional do Samba.

O Samba  veio da Angola e do Congo (Africa), junto com o  maracatu. O samba  derivou-se do batuque africano, que era  dançado  em roda;  para o centro ia um homem  ou uma mulher, executava alguns  passos  ao som dos tambores e ao ritmo  das palmas.  Por fim  escolhia outro participante  para substitui-lo;  o sinal da escolha  era uma  "umbigada" , chamada semba pelos  africanos. Debret descreve a dança  similar, realizada pelos escravos brasileiros . O compasso  era marcado  com pancadas de objetos  indeterminados : pedacinhos de ferro , de louça, ou então  com as palmas  das mãos. Dois tempos breves eram  seguidos por um  longo.  Daí originou-se a batida do samba , que desenvolvido  no Brasil, guarda ainda o mesmo  compasso, a mesma batida dos escravos coloniais.
Já em 1906 era adotado pelos grupos de rua. Depois em 1917 o compositor Ernesto dos Santos. o Donga gravou  o 1°  samba  brasileiro, que levou o nome  de     Pelo Telefone . O Samba  tímido do começo do século agora se impunha. E uma verdadeira revolução se instalou na música popular , com a criação de  genero carnavalesco. Inclui além do  samba, o frevo, o maxixe e a marcha rancho. E iria gerar uma abundante produção nos anos seguintes.

E por falar  em  Samba...

"O samba!  O mais legítimo sucesso  da  época! O genuino divertimento popular. Ele seduz pelo atrativo dos  quindins da Bahia".   Quando a Gazeta de Notícias  do Rio de Janeiro  publicou em 20 de novembro de 1878 essas linhas cheias  de exclamações  o samba ainda não existia como genêro de música. Samba era  a função, a brincadeira, o local onde as mais largas camadas populares se divertiam ao som de batuques e de danças na base da umbigada.

O fato de o jornal dizer, porém que o samba seduzia  pelo atrativo dos quindins da Bahia"  já era bastante significativo . Isso  queria indicar em linguagem  cheia de segundas intenções que ja por aquele tempo, no Rio de Janeiro , que peneirava na roda, tremendo os quadris eram as baianas doceiras  da Cidade Nova, cujos quindins , os cariocas começavam  a degustar.
O samba extravasou os limites  do Carnaval. Passou  a ter vigência o ano inteiro. Formaram-se  as rodas de samba , onde os mais hábeis passistas exibiam sua arte. Aos da roda juntaram-se  os componentes dos blocos, dos ranchos :  estavam formadas as  "Escolas de Samba".

______________________________________________________________

A   História 

O Dia Nacional do Samba surgiu  por uma iniciativa do vereador baiano Luis Monteiro da Costa para homenagear, o compositor mineiro Ary Barroso que criou o samba  "Na Baixa do Sapateiro", um tributo a Bahia-BA- Brasil.   Quando  Ary Barroso foi a Bahia  pela  primeira vez em 2 de dezembro o vereador aprovou uma lei  que estabelecia que  aquele seria o Dia Nacional do Samba. Mas a data só se  tornou uma comemoração nacional em 1963.

Nenhum comentário:

Postar um comentário