segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

LENDAS BRASILEIRAS -

                                                                       
                                                      O  GUARANÁ                  


                              Conta a lenda brasileira indígena que o guaraná, essa fruta saborosa com a qual se faz deliciosa bebida ( o guaraná, refrigerante dos mais brasileiros que existe)  muito apreciada, nasceu da seguinte maneira:     Um  casal de índios   maués , de uma aldeia distante, sentia-se muito  triste, pois apesar de casados há muitos  anos, ainda sonhavam com um filhinho que lhes  alegrasse   o lar. Eram ótimos caçadores e cultivavam a mandioca, com que  faziam farinha; cultivavam ainda o milho e o fumo (tabaco). Como os demais indios eles adoravam  Tupã, Jaci e outras divindades.
                            Certo dia depois de lamentarem muito aquela vida, pela ausencia de  um filho, pediram a Tupã (nome que os  indios davam ao trovão , mais tarde os missionários o empregaram para designar  Deus) que lhes concedessem a felicidade . O rei dos deuses  conhecendo a bondade dos dois  satisfez-lhes a vontade, dando-lhes um filho, belo, muito sadio e bondoso. Os anos sucederam-se depressa  e o menino cresceu  querido por todos da tribo, devido ao seu caráter e simpatia.
                             Ele era tão bom e possuia qualidades tão admiráveis que despertou o ódio e a inveja de   Jurupari, o deus do mal.
                              Não achando facilidade em vingar-se  do menino,  Jurupari transformou-se numa  serpente e esperou o momento de atacar.
                               O menino atraído por umas frutas saborosas, afastou-se de sua maloca para colhê-las , aproveitando o momento  Jurupari  atacou, mordendo-o . O menino caiu morto. Toda a tribo  pesarosa chorava junto ao corpo inanimado, quando um raio  fulminante caiu  junto ao pequeno. A mãe do morto falou:
                                - É um aviso de Tupã. Ele disse-me que plantássemos os olhos do meu  filho;  deles nascerá  uma planta que  dará frutos saborosos para a nossa felicidade.
                                 Os silvícolas plantaram os olhos do curumirim (criança indígena) e deles nasceu  o  guaraná. O fruto do guaraná é negro, com uma película  branca que lembra os olhos  humanos.
E a palavra guaraná significa na linguagem indígena:

           guará    =   ser vivo   
           na         =   parecido, semelhante.

___________________________________________________________


Lendo e aprendendo


L E N D A  =  é uma narrativa imaginosa, quase sempre fantástica, que  representando a tradição de um povo, se transmite de geração em geração  e procura explicar de uma forma fantasiosa aspectos da vida ou  da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário