quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

COMO FALAR EM PAPAI NOEL ?


HO!   HO!   HO!      SANTA CLAUS

Especialistas defendem:  estimular a fantasia no bom velhinho é saudável para o desenvolvimento dos peque
nos.
                
                  Entenda o porquê.
O Natal, uma  das festas mais  comemoradas em todo mundo, está chegando. É epoca de esbarrar com Papai Noel em ruas, lojas, shoppings, restaurantes. O que não é  nada mal, já que  ver os filhos  felizes é um dos maiores  prazeres dos pais e mães. Mas estimular a fantasia é saudável para odesenvolvimento dos pequenos? Incentivar a crença no Papai Noel é absolutamente saudável. Mais do que isso: é  imprescindível!," Toda criança merece viver o encantamento do Natal", garante a psicoterapeuta e contadora de  histórias Alessandra Giordano, de São Paulo.
Ninguém deve tirar de uma criança a capacidade de fantasiar. De acordo com os especialistas, o papel  dos pais é ao contrário, facilitar  o mundo da  imaginação para os pequenos , oferecendo-lhes todas as possibilidades de sonho e fantasia.
"O Papai Noel é,  sem dúvida uma das recordações mais bonitas que  trazemos da infância. E o que fica registrado em nosso  inconsciente não é só  a figura do entregador de presentes, pois o Papai Noel  representa muito mais  do que isso . O velhinho barbudo  e simpático é o valor  da família , da fraternidade e da bondade. E também o respeito ao idoso, defende a  psicologa Rosana Zanella, da  FMU.
Além de proporcionar uma infância mais feliz  e cheia  de imaginação , o Papai Noel  também oferece  outras representações simbólicas. "É ele  que vai se esforçar para atender os nossos desejos. A idéia de que vamos encontrar bons velhinhos ao longo da vida é o que nos ajuda  a aguentar o  "Tranco". É o  que chamamos de   fé na vida,  diz Carolina Scheuer -  psicologa  especialista em psicanalise da criança.
Ela afirma que as figuras mitólogicas criadas na infância são  fundamentais durante todo nosso percurso.
"De modo geral, a realidade é uma coisa difícil de ser  digerida sem  "Amortecimento". na infância e na vida adulta.
Muitos pais tem dúvidas sobre o que  dizer aos filhos a respeito do Papai Noel. Diante desse dilema a psicanalista austriaca Melanie Klein (1882- 1960)  experimentou negar a fantasia aos seus rebentos. Ela acreditava que a realidade deveria prevalecer em  qualquer circunstância. Mas, certo dia  deparou-se com um  pedido  dos filhos:  eles queriam  se mudar para a casa da vizinha. Intrigada perguntou o motivo e encontrou a resposta: é que lá existia Papai Noel. O caso  está registrado  em uma das contribuições de Klein a psicanalise e mostra que a fantasia é  intrinsíca  a  criança, queiram os pais  ou não.

_____________________________________________________________

            SAO  NICOLAU

 Dia   06.12   é dia de São Nicolau-   O Papai Noel,  este bispo viveu
no século IV em Mira, na Turquia. Lendas contam que salvou  moças
da prostituição, homens injustamente condenados e marinheiros      do
afogamento.
Assim, é padroeiro de  marinheiros, raparigas  solteiras, comerciantes  ,
farmaceuticos etc.
Mas o seu  padroado mais  popular é o das  crianças. Daí vem  "Pai Natal",
Santa Claus em alguns países. Seu culto popular mistura sua generosidade
com o folclore do feiticeiro escandinavo que  recompensava com  presentes
as crianças comportadas.
______________________________________

Endereço do Papai Noel

Santa Claus, Arctc Circle,
SF 96930-  Rovaniemi- Finlandia

S I T E -
WWW.opapainoel.com.br/principal.html


Em Tempo:  dia 24 (sábado)  vou publicar um texto sobre o natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário