sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

R U I BARBOSA


Foi apelidado de "O Águia de Haia" na Conferência de 1907 em Haia.
Baiano e baixinho, cabeça grande e olhar vivo.
Talvez tenha sido ele a mais  significativa personalidade  de uma época da história  brasileira. Essa época -de metade do século XIX à segunda  década do  século passado.
Conta que uma vez ele comprou  frangos vivos para comemorar o  seu aniversário  e colocou-os no fundo do quintal.
Quando estava chegando o dia do aniversário , os frangos foram furtados.Ele foi até o juiz e fez a denuncia dessa forma:
"Sr. Juiz , o larápio ultrapassou os umbrais da minha residência, surripiou os bípedes saltitantes que seriam imolados na data do meu aniversário natalício".
O Juiz disse:
O Sr. um notável causídico, grande personalidade, vem reclamar de frangos.
Rui responde:
"Não é pelo valor intrínsico do produto do roubo, é pelo erro  que ele cometeu".

Na Conferência de Haia de 1907, o embaixador inglês  disse para ele.
-Como pode o Brasil, um país tão grande, mandar para representa-lo você um homem tão pequeno (Rui tinha 1,62 m)
Rui Barbosa respondeu:

"Como ousas menosprezar minha alta prosopopéia. Se o fazes por ignorancia propria  relevarte-ei, porém se o fazes com intuito de repudiar-me , dar-te-ei  com a minha  hinopodoteca (bengala) em seu encéfalo, obscuro  de ignorancia".
No campo da política não foi muito bem sucedido. Duas vezes  candidatou a presidente da república e foi derrotado.
É dele esse  texto  logo abaixo:
"Se um dia , já fores homem feito e realizado, sentires que a  terra cede a teus pés e que não há  ninguém a tua volta para te estender a mão , esquece a  tua maturidade  passa pela tua  mocidade , volta a tua infância e balbucia entre lagrimas e esperanças as últimas palavras que sempre restarão na alma. ( Meu Pai,  Minha Mãe) ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário