quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O MILHO



Considerações sobre o milho

Seu nome cientifico é Zea mais, daí o nome maisena, que é um amido de milho.
Originário possivelmente do México, o milho sempre foi muito bem aproveitado. Os peruanos retiravam o açucar  do seu talo, os mexicanos obtinham uma éspécie  de mel e, há muito os índios o transformaram em bebida alcoólica.
Este texto de hoje fala de um fazendeiro muito bem sucedido.
Ano após ano ele ganhava o troféu "Milho Gigante", da feira  da Agricultura do município. Entrava  com seu milho na feira e saía  com a faixa azul recobrindo seu peito. E o seu milho era cada vez melhor.
Numa dessas ocasiões, um repórter  de jornal ao aborda-lo após a já tradicional  colocação da faixa, ficou  intrigado com a informação dada pelo  entrevistado sobre como costumava cultivar seu qualificado e valioso  produto.
O repórter descobriu  que o fazendeiro compartilhava a semente de seu  milho gigante com os vizinhos.
"Como pode o Senhor dispor-se a compartilhar sua melhor semente com seus vizinhos  quando eles estão competindo com o seu em cada ano?" indagou o reporter.
O fazendeiro pensou por um  instante e respondeu:
"Você não sabe?    O polen do milho maduro é levado através do vento de campo para campo. Se  meus vizinhos cultivam     milho inferior  a polinização degradará  continuamente   a qualidade do meu milho.Se eu  quiser cultivar milho bom., eu tenho  que ajudar os meus vizinhos a cultivar milho bom".
Ele era atento às conectividades da vida.
O milho dele não poderia  melhorar se o milho do vizinho também não tivesse  a qualidade  melhorada.
Assim é também  em outras dimensões da nossa vida.
Aqueles que escolhem estar em paz , devem fazer  com que seus vizinhos estejam  em paz
Aqueles que querem  viver bem tem que ajudar  os outros para que vivam  bem. E aqueles que querem ser felizes tem de ajudar os outros a encontrar a felicidade, pois o bem -estar de cada um está  ligado ao bem-estar de todos .
Que todos vocês  consigam  ajudar  seus vizinhos a cultivar milho cada vez melhor.

Em tempo:
Um  engenheiro agronomo meu amigo da Secretaria da Agricultura que me passou esse texto e me disse que é de autor desconhecido, caiu no dominio popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário