sábado, 1 de setembro de 2018

QUEIJO GORGONZOLA




                                         Olha aí o queijo Gorgonzola


O gorgonzola é uma variedade de queijo azul, fabricado com leite de vaca, originário da localidade de Gorgonzola,  na região da Lombardia
nos arredores de Milão na Itália.

Nesse queijo, assim como em todos os queijos azuis no processo de maturação são injetados Fungos, que fazem com que tenha veias verde- azuladas. Nesse caso injeta-se o Penicillium.
São muitas as versões para a sua criação. A principal história diz que um padeiro da região deixou, por descuido um pouco de pão embolorado em cima dos queijos, que acabaram sendo contaminados por esses fungos. No dia seguinte ao se deparar com o queijo, o padeiro experimentou e adorou. Espalhou a notícia para os seus amigos e assim surgiu o queijo gogonzola.



A Maitê Proença (1958) atriz, apresentadora de TV, escritora brasileira tem um texto  de sua autoria e que diz assim:

                                      Somos queijo gorgonzola



Estamos envelhecendo, estamos envelhecendo, estamos envelhecendo, só ouço isto. No taxi, no trânsito, no banco, só me chamam de senhora. E as amigas falam "estamos envelhecendo", como quem diz "estamos apodrecendo". Não estou achando envelhecer esse horror todo. Até agora. Mas a pressão é grande. Então outro dia, divertidamente, fiz uma analogia.
        O queijo gorgonzola é um queijo que a maioria das pessoas que conheço gosta. Gosta na salada, no pão, com vinho tinto, vinho branco, é um queijo delicioso, de sabor e aroma peculiares, uma invenção italiana, tem status de iguaria com seu sabor sofisticadissímo, incomparável, vende aos quilos nos supermercados do Leblon, é caro e é podre. É um queijo contaminado por fungos, só fica bom depois que mofa. É um  queijo podre de chique. Para ficar gostoso tem que estar  no ponto certo da deterioração da matéria. O que me possibilita afirmar que não é pelo fato de estar envelhecendo ou  apodrecendo ou mofando que devo ser desvalorizada.
Saibam: vou  envelhecer até o ponto certo, como o Gorgonzola. Se  Deus quiser, morrerei no ponto G da deterioração da matéria. Estou me tornando uma iguaria. Com vinho tinto  sou deliciosa. Aos 50 anos sou uma mulher para paladares sofisticados.
Não sou mais um queijo Minas Frescal, não sou mais uma Ricota, não sou um queijo amarelo para um lanche sem compromisso. Não sou para qualquer um, nem para qualquer um dou bola, agora tenho status, sou um queijo gorgonzola.


Vejam o falaram mais sobre envelhecer:


"A alma só envelhece se você permitir"

"Envelhecer é não ter tempo para utopias" (Osmar A,. Oliveira0

"Envelhecer ganha da alternativa morrer jovem"

"A medida que você envelhecer, você descobrirá que tem duas mãos: uma para ajudar a si mesmo, e outra para ajudar aos outros."     (Audrey Hepburn)


________________________________________________________________-

Lendo e Aprendendo

"O homem é tão egoista que foi preciso falar-lhe de uma recompensa
em outra vida, para que ele praticasse o bem nesta." (Walter Waeny)



Nenhum comentário:

Postar um comentário