sábado, 7 de fevereiro de 2015

O CIÚME



                 


Eu quero levar
Uma vida moderninha
Deixar minha menininha
Sair sozinha
Não ser machista
E não bancar o possessivo
Ser mais seguro
E não ser tão impulsivo
Mas eu me mordo de ciúme
Mas eu me mordo de ciúme
                   ( Ciúme- Titãs)


                        O ciúme é um sentimento que se manifesta em decorrência do receio de perder
 o objeto amado, emulação, inveja. Essa é uma definição ortográfica
Conheço pessoas que não tem ciúme. E admiro mesmo. Já ouvi falar que  ciúme é sinal de insegurança, que ciúme é  imaturidade, que ciúme é bobagem, mas também já ouvi dizer que ciúme é prova de amor. Olha eu não sei definir o que é ciúme, só sei dizer, que a  gente fica cego, meio burro,  meio inocente, meio surdo e fala muita besteira e depois se arrepende.
Tem um texto de Osho, do livro Faça o seu Coração Vibrar e que diz assim:

                      O Ciúme

Ciúme é a raiz do medo
O que faz você ter ciúme? O ciúme em si não é a raiz.
Você ama uma mulher, você ama um homem. Você quer possuir essa pessoa só porque tem medo de que, amanhã ela  talvez possa ir embora com outra pessoa.
O medo do amanhã destrói seu dia de hoje , e esse é um circulo vicioso.
Se cada dia que passa é destruido por  causa do medo do amanhã, mais cedo  ou mais tarde o homem vai começar a buscar outra mulher, a mulher vai  começar a buscar outro homem, porque você é simplesmente um chato de galocha.
E quando ele começa a buscar outra mulher ou ela começa a sair com outro homem, você acha que tinha razão em ter ciúme.
Na verdade foi o ciúme que provocou tudo isso.

Mas muitas pessoas confundem amor com sexo e amor com ciúme, em ambos os casos, mais cedo ou mais tarde vão se machucar.
Quem ama liberta, confia, apóia.
Ciúme requer o que não é seu, prende, reprime.
Há quem diga que ciúme seja bom em dosagem certa, mas a dosagem certa está sempre relacionada com sua necessidade de atenção.
Nesse caso carência justificaria ciume.

Almir Flora fala assim:

Eu tenho ciúme, do ciúme ciumento
Do ciúme que mete medo
E atrai o ciúme feroz
Tenho ciúme da sua sombra
Ela é tão traiçoeira que fica atrás
Tenho ciúme do baton
Ainda mais da cor avermelhada
Que desliza nos lábios que são meus
Ciúme da sua felicidade
Que pode mudar o seu caminho
Deixar-me só, e sem você
Mas essa narração é de Cervantes
O velho ciumento teatral

Nos anos 60 conhecido como Anos  Dourados, tem uma música cuja letra é a seguinte:

                Meus Ciúmes

Tu és a criatura mais linda
Que os meus olhos já viram
Tu tens a boca mais linda
Que a minha boca beijou
São meus os teus lábios
Estes lábios que meus desejos mataram
São minhas estas mãos, estas  mãos
Que minhas mãos afagaram
Sou louco por ti, eu sofro por ti
Te amo em segredo
Adoro teu porte divino
Pelas mãos do destino,
A mim tu vieste
Tenho ciúme do sol, do luar, do mar
Tenho ciúmes de tudo
Tenho ciúme até
Da roupa...
Que tu vestes.

A Revista Brasileira de Psicodrama vol. 19 diz assim sobre ciúme:

O sentimento de ciúme é um tema frequente nas sessões de psicoterapia, pois traz muito sofrimento tanto para quem o sente quanto para quem é vítima de uma pessoa ciumenta.
A própria origem da palavra ciúme em português, derivada do grego "zelus" transformada em "zelumen" no latim , faz pensar como disse Santo Agostinho, no século XIV  "Qui non zelat non amat" (Quem não sente ciúme não ama)
A palavra alemã para ciúme é Eifersucht e significa, literalmente, vício (ou doença) que arde. E parece ser assim  que este sentimento se manifesta: uma dor que aperta o coração e causa tanto  dissabor em uma relação afetiva

Ubiratan Rosa,  jornalista e escritor, diretor da Associação Beneficente Dr. Adolfo Bezerra de Menezes em seu livro  Mais Amor, Menos Ciúme, tem 450 reflexões sobre ciúme e amor,  para os que sabem que amar nunca é demais.Vou passar para vocês  algumas dessas frases:

1- O ciumento vive um persistente equívoco: quer conquistar pelo ciúme o que só se  consegue pelo amor.

2- Pouco ciúme não há, nem muito ciúme; há ciúme, só, e sempre cruel ou ridículo.

3- Dizem alguns que o ciúme é o tempero do amor. Mentira. O ciúme é o tumulo do amor.

4- O ciumento quase sempre é fruto da indiferença e desamor dos pais; é um desamado que desama.

5- O ciúme é o pai da dissimulação; dissimula quem o tem, e muito mais quem o sofre.( muito mais quem o sofre)

6- Surto de ciúme; breve instante de loucura.

7- Pedir ao ciumento que tenha confiança no seu par é o mesmo que pedir ao diabo  que tenha fé em Deus.

8- É inteligente a anda bem a vítima do ciúme que medo do ciúme não tem. (Como diz José Roberto Torero; " A indiferença da vítima diminui  o apetite do algoz"

9- O amor anula todos os erros; o ciúme a todos os erros induz.

10- O ciúme se cura quando a Suspeita cede lugar à Certeza.

11- O ciúme é punhal que mata a mais firme das esperanças. (Cervantes)

12- O lunático , o poeta e o ciumento são densos de imaginação.

13- Agressivo e castrador, o ciúme suscita a impotência e a frigidez, desfaz uniões antigas e nascentes, anula o espírito.

14-  O ciúme é a mais forte expressão do sentimento de posse. Simplesmente definido; é uma imoralidade.

15- Tenho ciúmes, doutor, porque tenho problemas.
- Não; tens problemas porque tens ciúmes.

16- O ciumento nunca admite  autêntica amizade entre homem e mulher.

17- Paráfrase a Fernando Pessoa:
      O ciumento é um fingidor
      Finge tão completamente
      Que chega a fingir que é amor
      O ciúme que do outro sente.

18- A fantasia é a matéria-prima com que o ciúme elabora-se a si mesmo.

PS. Todas essas frases estão no livro de Ubiratan Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário