sábado, 14 de fevereiro de 2015

O CARNAVAL





                                Para tudo terminar na Quarta-Feira...

O carnaval é tido como os festejos que precedem a quarta-feira de cinzas e tem a duração de três dias.
Desde a antiguidade, os povos dos mais bárbaros aos mais civilizados, sempre dedicaram um certo período do ano para manifestações de efêmera mas desenfreada loucura. Reside aí a gênese do carnaval.
O carnaval é um momento veloz, onde não se dorme,  onde se encontra termos como trio elétrico, energético, amor de carnaval (amor de três dias), contatos rápidos e fugazes.
Uma vez por ano, as pessoas experimentam a curiosa necessidade de abolir a própria personalidade, para assumir outra fictícia, cometer sob uma máscara grotesca, as mais extravagantes.
No carnaval, se tem a impressão que tudo é permitido, nudez, bebidas, bagunças, todas  fantasias podem ser realizadas. O carnaval  tem um significado cultural  que sugere alegria e os  indivíduos sentem-se  livres e felizes.
Tudo pode, tanto é que a música  Máscara Negra do Zequeti sugere...      vou beijar-te agora, não me leve a mal, hoje é carnaval.
Mas o nosso aprendizado histórico cultural, tem uma vida pré-estabelecida que diz que temos que  estudar tal coisa, casar-se com tal pessoa, ter tantos filhos, seguir tal carreira, mas o carnaval é desenraizado dessa herança sócio-cultural,  dessas regras.

O Danilo Gentili, artista da televisão brasileira, trabalhava na Band, no programa C.Q.C- (Custe o Que Custar), hoje trabalha no S.B.T, tem um texto que diz assim:
Queria ser presidente da república por um dia. Faria uma lei que anulasse o  Carnaval em prol da nação. Argumentos lógicos não me faltam. Diminuição de acidentes, menor índice de  H.I.V positivo; melhorar a imagem do país no exterior, cortar semana ociosa para que aumentemos nossa renda,valorizar a imagem da mulher brasileira, investir os 2 bilhões por ano do carnaval em educação, diminuir o consumo de drogas nesse período.
Acho que não teria o apoio popular para isso.
Já tivemos presidentes que afundaram a educação, a habitação, a reforma agrária, a inflação, renda familiar, os empregos e, até mesmos presidente que roubou nossa poupança. Ninguém reclamou. Porém  se eu acabasse com o  Carnaval certamente me matariam.
Mesmo sabendo o risco que corro, aceitaria essa missão suicida, afinal, é melhor morrer no país do  carnaval do que viver no Carnaval  desse país.

Quem me vê sempre parado , distante, garante que eu não sei sambar,
tou me guardando para  quando o carnaval  chegar.
eu tô só vendo, sabendo, sentindo, escutando e não posso falar
tô me guardando pra quando  o carnaval chegar.   (Engenheiros do Hawai)

O Sinézio Albuquerque, fala de quando  termina o carnaval, a Quarta-Feira de Cinzas que diz assim:

                                        Quarta-Feira de Cinzas ou Poeiras

Queira ou não queira terminou o Carnaval.
Para alguns ou muitos agora é que  começa o ano oficialmente  no Brasil.
Para outros como eu, já estou vivendo o ano novo a um bom tempo...   várias emoções, momentos, desilusões,  ilusões, visões e certezas.
Bem para quem ainda pensa que o  ano ainda não começou... comece agora e tente recuperar o tempo off que acabou passando... Ame o  dobro, beije o dobro, abrace o triplo e viva outros feriados.

Agora vamos as frases de mentes brilhantes sobre o carnaval:

"Fantasia é um troço que o cara tira  no carnaval"   (João Bosco)

"No carnaval, alegoria de pobre dura pouco"

"O povo  toma pileques de ilusão com Carnaval, futebol. São estas as suas duas fontes de sonho"  (Carlos Drummond de Andrade)

"Se o amor é fantasia, eu me encontro ultimamente em pleno carnaval" (Vinicius de Moraes)

"Passado o carnaval, todos colocam as máscaras de volta"  (Aline França)

"Tem gente que gosta tanto de carnaval, que vive o ano inteiro de máscara"

"No país do Carnaval, a população nem tem o que comer"

"O Carnaval acabou e a única coisa que estou sentindo saudade é do dinheiro que gastei"

"O carnaval só acaba para os pobres. Para que tem dinheiro é Carnaval o ano inteiro"

"O Carnaval mudou,  os desfiles privilegiam o espetáculo visual em detrimento do samba, do ritmo e do povo cantando"    (Paulinho da Viola)

"Não se pode esperar muito de pessoas que vivem de carnaval, futebol e televisão. Que dirá de um país"

                                               xxxxxxxxxxxxxx

Nenhum comentário:

Postar um comentário