sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

SAUDADE





Quando a saudade apertar
Fundo no peito
Lembra que todo mundo sente
Saudade de alguém        (Valentin)


                                      Todo dia 30 de janeiro é comemorado oficialmente no Brasil o Dia da Saudade
Saudade é a lembrança triste e suave de um bem passado, de pessoa, situação ou coisa ausente, acompanhada do desejo de faze^-las voltar ou de revivê-las, pesar pela ausência de alguém que nos é querido , nostalgia, lembrança a pessoas ausentes.
A palavra saudade não tem tradução, ela só existe na língua portuguesa
Teófilo Dias tem um texto que diz assim:

'A saudade da amada criatura
Nutre-nos n'alma dolorido gozo
Uma inefável, íntima tortura
Um sentimento acerbo e voluptuoso."

Mas a saudade eterniza a presença de quem se foi. Com o tempo esta dor se aquieta, se transforma em silêncio que espera pelos braços da vida um dia reencontrar.
Ela é o  alimento vão de um espírito desocupado. É preciso, acima de tudo,  evitar  a saudade ocupando  sempre o  espírito com novas sensações e novas imaginações.
Tem uma música sobre  saudade, onde seus versos dizem assim:

  Ai Que Saudade D'Ocê

Não se admire se um dia
Um beija-flor invadir
A porta de tua casa
Te der um beijo  e partir
Fui eu que mandei o beijo
Que é pra matar  meu desejo
Faz  tempo que eu não te vejo
Ai que saudade d'ocê

Se um dia ocê se lembrar
Escreva uma carta pra mim
Bote logo no correio
Com a frase dizendo assim
Faz tempo que eu não te vejo
Quero matar meu desejo
Te mando um monte de beijo
Ai que saudade sem fim

E se quiser recordar
Aquele nosso namoro
Quando eu ia viajar
Você caía no choro
Eu chorando pela estrada
Mas o que eu posso fazer
Trabalhar é minha sina
Eu gosto mesmo é d'ocê
                         (Zeca Baleiro)

                           Nós podemos sentir saudade de muita coisa:

- de alguém falecido
- de alguém que amamos e está longe
- de um amigo que não vemos há tempo
- de alguém que não conversamos há tempo
- de lugares
- de comida
- de uma música
- de situações
- de um amor
- de fazer algo que há tempo não faz
- de algo que mudou
- do tempo que passou

Etimologia da palavra:

Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular. Saudade descreve a mistura dos sentimentos de perda, falta, distância e amor.
A palavra vem do latim solitas, solitatis (solidão) e na forma arcaica de soedade, soidade e suidade e sob influência de saúde e saudar.
A empresa britânica Today Translations promoveu uma listagem das palavras mais difìceis de traduzir adequadamente, onde Saudade granjeou o sétimo lugar.

Vejam agora o que disseram mais sobre saudade:

"Saudade, palavra doce
Que traduz tanto amargor
Saudade é como se fosse
Espinho cheirando a  flor."  (Belmiro Braga)

"Quando a saudade é muito grande ela não cabe no coração e escorre pelos olhos em forma de lágrimas"

"A saudade é o bolso onde a alma guarda aquilo que perdeu"    (Ruben Alves)

"Saudade é a dor de uma ausência"          (Silva Lobato)

"Saudade é a memória do coração"          (Coelho Neto)

"Saudade é a presença de uma ausência"     (Olavo  Bilac)

"Saudade é um ser sozinho descontente, um passado insistindo em ser presente"
                                                                                    (Lupe Cotrim Garande)






Nenhum comentário:

Postar um comentário