terça-feira, 29 de outubro de 2013

O LIVRO







              Há na arte literária, como nas demais três elementos básicos:  o dom, a cultura e a técnica, assim disse Alceu Amoroso Lima.



Estudos da história tem revelado que somos uma civilização  construída  sobre os fundamentos da escrita. O homem, no seu aspecto  histórico-cultural, tem sido , grandemente um produto do livro
Um recente relatório da UNESCO, sobre o hábito da leitura no mundo , conclui que nenhum outro processo de comunicação, inclusive o eletrônico, é instrumento mais adequado de treino  mental e fortalecido do poder da imaginação do que o contato humano  com o material impresso de boa qualidade:
o livro
Cientistas sociais e educadores tem constatado que ao lado da informação de massa, vem se desenvolvendo a " Moderna Sociedade Instruída" -   uma sociedade que não só garante a todos uma instrução básica, mas também  se preocupa com o ensino dos adultos.
No mundo de hoje e no de amanhã, jamais deixaremos de ser alunos. O educador moderno está aperfeiçoando, esse ideal de educação permanente, em jovens e adultos. Nesse contexto  educacional, o livro é o instrumento fundamental.
O mestre Antonio Howaiss, escreveu em seu  magnífico prefácio para A Construção do Livro, de autoria de Emanuel  Araujo assim:
"O livro materialmente, na sua função mais requintada ou mais generalizada presentes-  folhas de papel, impresso, alçadas, coligadas e vestidas numa unidade normalmente portátil (mesmo que a  duas mãos) esse livro  pode desaparecer: mas não desaparecerão, com sua fisicidade, as suas mensagens e seus  códigos. O computador que equivaler à soma de todos os livros será  um servo daqueles dialetos - da linguagem oral,que é sobretudo  resultado dialético da linguagem escrita..."
O livro poderá assim para certos fins, apresentar-se sob outra técnica física. Mas enquanto  perdurar o rigor da leitura a sós, o enlevo da leitura, a emoção  do manuseio sensual das páginas, enquanto isso perdurar, teremos livros-livros, esses  que estão aí  incorporados a nossa maneira de sermos humanos, tanto assim que, onde ele não  é isso , aí impera o atraso, a sotoposição, a exploração.
Jorge Luis Borges, extraordinário  escritor argentino, ele amava infinitamente os livros, conceituou com incrível lucidez e alcance universal, a importância do livro. Eis o seu pensamento:

"Dos muitos instrumentos inventados pelo homem , nenhum pode comparar-se nem de longe ao livro, porque os outros instrumentos são extensões, são mecanismo desse outro mecanismo  que é o  nosso corpo... Em troca o livro  é uma extensão  da memória e da imaginação"

Um país se faz com homens e  livros. Você nunca é o mesmo depois de ler um livro. Porque o livro muda as pessoas, livro muda o mundo.
Se você quer ser mais então leia mais !

_______________________________________________________

Vejam agora o que disseram mais sobre o livro:

"A leitura de um bom livro, quase sempre ilumina, altera e norteia o destino de um homem"
                                                                                          (Pedro Gussen)

"O livro fala e a alma responde. Nenhuma sala de aula pode dar-nos o que aproveitamos lendo um bom livro, porque a leitura de um bom livro é um dialogo incessante. Embrenhe-se em bons livros, leia-os muitas vezes, torne-se sequioso de  de tinta de impressão e sacie-se a ler, pois dos livros emana a fonte de juventude descoberta por poucos"                             (Larry T. Mcgchee)

"Como é o caso dos comprimidos, há leituras que nos fazem dormir e livros que nos deixam despertos"
                                                                                             ( Mada Carrño)

"Nosso século é menos leitor que o passado... È mais um século de andar, de correr, de ouvir, de ver ou de falar e menos de ler"                                                    (Alceu Amoroso Lima)

"Leia mais: um livro é o nosso melhor amigo"

"Se você  só lê os livros que todo mundo está lendo, você só pode pensar o que todo mundo está pensando"                                                          (Haruki Murakami)  



Nenhum comentário:

Postar um comentário