sexta-feira, 18 de outubro de 2013

CIVILIZAÇÃO PRÉ - COLOMBIANA




O cacto, um símbolo da paisagem mexicana e presença marcante na culinária apimentada e  colorida do país






OS ASTECAS         INCAS   E    MAIAS

As civilizações pré-colombianas, inca, maia e asteca dominaram boa parte das Américas antes da chegada dos europeus ao continente, no século XVI.
A civilização Maia foi a primeira a se consolidar como um Império, atingindo o auge no final do século IX, época em que o território Maia se  estendia do sul do México à Guatemala. Arqueólogos especulam  que guerras ou o esgotamento das terras cultiváveis levou a civilização   a um rápido declínio, a partir do ano 900. No início do século XVI, quando os espanhóis desbravaram a América, os Maias  encontrados eram simples agricultores que apenas praticavam rituais religiosos de seus ancestrais. Já os Astecas estavam no auge nesse período. A civilização deles surgiu mais ao norte do México. Enquanto seus vizinhos "Maias" entravam em decadência, os Astecas começaram a crescer por volta do século XII. Formando alianças com  Estados vizinhos montaram um  Grande Império que ainda estava  expandindo quando ocorreu o contato com os espanhóis, em 1519. Em apenas dois anos , os invasores do Velho Mundo  dominaram o mais importante centro Asteca : Tenochtitlan, a atual capital  do México (a cidade do México é uma das mais populosas do mundo com 22 milhões de habitantes) Era outro império pré-colombiano, que chegava ao fim. Na América do sul os incas viveriam uma  história semelhante. Até o século XIV, eram só mais uma tribo  indígena espalhada pela Cordilheira dos Andes. Mas a partir  do século XV se expandiram , atacando vilas vizinhas.
Quando os espanhóis chegaram, os Incas já dominavam uma  grande área do norte do Equador à região central do Chile. Epidemias e lutas pela sucessão imperial deixaram a civilização  enfraquecida para enfrentar os conquistadores europeus.
Resultado:  assim como fizeram com os astecas, os espanhóis derrotaram rapidamente o império Inca. Só levou 3 anos , 1532 a 1535.

        

                                      A Culinária Mexicana


O cacto, além de ser um símbolo da paisagem mexicana-  e o chili tem presença marcante na culinária do México, assim como o arroz e o feijão no Brasil. Os produtos são facilmente  encontrados "in natura" nas barraquinhas espalhadas pelas praças e feiras da cidade do México e também restaurantes. A pimenta é o tempero mais básico que o sal e é servida até com chocolate.
Já o cacto vai para os pratos e também para os copos em forma de suco.
A bebida típica do país é a Tequila, que também é feita do cacto. O  Maguey tequileiro origina um suco que, ao ser fermentado forma o Pulque,   um vinho muito gostoso que,  depois de destilado, vira tequila.

                                                      
                                                                                       Fonte:   Oeste Revistas.
_________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário