sexta-feira, 26 de julho de 2013

DIA DOS AVÓS





                                           
                                            VOVÓ    MODERNA



Como hoje é 26 de julho, é comemorado em todo Brasil o  DIA DOS AVÓS, resolvi postar este texto que é de  Mario de Andrade e que diz assim:

                                   
                                             A  VELHICE   FELIZ

Contei meus anos e descobri que terei  menos tempo para viver daqui para  frente do que já vivi.
Tenho muito mais passado do que futuro.
Sinto-me  como aquele menino  que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ele chupa displicente, mas percebendo que faltam poucas, ele rói  o  caroço.
Já não tenho tempo para lidar  com mediocridades. Não quero  estar em reuniões onde desfilam  egos inflados.
Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram , cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.
Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso  cargo de secretário geral do coral.
As pessoas não debatem conteúdos, apenas rótulos. Meu tempo  tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa. ...
Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana, que sabe rir de seus tropeços, não se encanta  com triunfos, não se considera eleita antes  da hora, não foge de sua mortalidade ...
Só há que caminhar perto de coisas boas e pessoas de verdade.
O essencial faz a vida valer a pena.
E para mim, basta o essencial !

_____________________________________
Vejam agora o que disseram mais sobre a velhice:
 

A velhice é um estado de repouso  e de liberdade no que respeita aos sentidos.
Quando a violência  das paixões se relaxa e o seu ardor se arrefece , ficamos  libertos
de uma multidão de  furiosos.                 (Platão)

A medida que envelhece, você descobre que tem duas mãos:   uma para ajudar a si mesmo e uma para ajudar os outros.         (Sam  Levenson)

Todo mundo quer chegar a velhice, mas ninguém quer ser velho.     (Martin Held- ator alemão)

Os jovens   andam  em grupos , os adultos em pares e os velhos andam sós.

Quando se passa  dos sessenta anos são poucas as coisas que nos parecem  absurdas.

Aos vinte anos reina o desejo, aos trinta  reina  a razão, aos quarenta reina o juizo.

Um dia perguntaram ao físico Albert Einstein:
- Quantos anos o sr. tem?
Ele respondeu, uns 10 ou 12 anos, porque os anos que já vivi não são mais meus


        Queridas avós

Um estudo da Millward Brow feito no Brasil,  em parceria com a E C Global, revelou
 como os netos veem seus avós. Em  pesquisa realizada com usuários de redes sociais,
eles escolheram um dos avós como referência. O resultado mostra que as  avós tem maior
popularidade do que  os avôs, pois foram escolhidas  por 76% dos jovens.  Para os netos
elas executam  trabalhos manuais mais ligados ao próprio  estereótipo, como tricô e crochê,
prática da qual 2/3 delas são adeptas.
                                                                      Fonte:   IBOPE






Nenhum comentário:

Postar um comentário