segunda-feira, 1 de julho de 2013

CAFÉ EXÓTICO







Civeta                        Kopi Luwak




Você já ouviu falar no Kopi Luwak, o café mais   exótico  e mais caro do mundo, produzido a partir  dos grãos comidos pelo civeta, um mamífero indonésio parecido  com o gambá brasileiro ?
Kopi Luwak ou Café Civeta é um café produzido com  grãos de café extraídos das fezes do civeta.Este processo de coleta de grãos  em fezes de civeta  acontece na Indonésia e nas Filipinas (onde o  produto é chamado de Kape Alamid ).
No Vietnã existe   um tipo similar  de café chamado  weasel  cofee, que possui grãos  que foram defecados por doninhas (pequeno mamífero carnívoro )
No Brasil existe ainda um café  colhido das fezes do Jacu que é uma ave  originária da América do Sul..
Na Indonésia, o civeta seleciona  os grãos antes de ingerí-los, mas apenas a polpa é digerida, e a semente passa intacta  pelo sistema  digestivo do animal. Durante a digestão, as bactérias e enzimas únicas do animal torna-se as responsáveis pela diferença  de qualidade do café  industrializado
Kopi é uma palavra indonésia para café, enquanto luwak é o nome  local  da civeta. A produção limitada dos grãos  é o motivo de sua raridade e consequentemente seu alto preço (cerca de mil dolares o quilo do grão) .
É vendido  principalmente para o Japão, na Europa e Estados Unidos. Uma xícara de café preparado com Kopi Luwak pode custar 50 libras esterlinas no Reino Unido. Seu Sabor é descrito como uma mistura  de chocolate e suco de uva. Menos ácido e amargo do que os cafés comuns.
Em 2004 , a síndrome  respiratoria aguda  grave infectou milhares de civetas na China e causou um grande extermínio, mas a demanda pelo café  não foi afetada.
O expresso Kopi Luwak é o café  mais caro do mundo, de acordo com a Revista Forbes. Além de raro , sua produção é ínfima :  rende  250 quilos por ano. Isso  em volume de café é praticamente nada.
Os provadores de cafe afirmam  que se trata de um café perfeito, de gosto inigualável.
Mas também há o Jacu Bird Coffee que é o café feito com fezes de um pássaro do Brasil que é o Jacu. O preço do Brasil é R$  272,00 por quilo do  produto embalado.
O Jacu Bird Coffee é feito, a partir dos grãos comidos e expelidos pelo pássaro Jacu na Fazenda Camocim no Espírito Santo- Brasil.
Quem quiser experimentar do café do Jacu deve procurar diretamente os  distribuidores da  Fazenda Camocim- Espirito Santo- Brasil-BR.


___________________________________________________________

Em tempo:
o civeta é um marsupial e se alimenta também de carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário