quarta-feira, 10 de julho de 2013

A PIZZA





                                                 Essa pizza da foto é a Margherita

Elas são versáteis, cheias de sabores e se adaptam facilmente a todos os gostos e bolsos




Todo dia 10 de julho é comemorado o Dia Internacional da Pizza, desde o ano de 1985.
Você conhece a história da pizza ?
Diz a história que a primeira pizza apareceu há mais de 6.000 anos e era apenas uma fina camada de massa conhecida como "pão de abrahão" que os hebreus e egípcios  consumiam.
Ela se parecia com nosso pão sírio atual  e também era chamada de "piscea", daí o nome de pizza. Os italianos, milhares de anos depois, incrementaram a pizza com tomate, e ela era consumida dobrada ao meio como se fosse um sanduiche.
Sua  disseminação aconteceu  durante a segunda metade  do século XIX, em 1889, com dom Raffaele Espósito, um padeiro napolitano que servia o rei Umberto e a rainha Margherita e, para agradar e inovar o cardápio, resolveu adicionar à massa mussarela, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana. E, em homenagem  a rainha, ele batizou sua receita com o nome de  Margherita.
Na sequência padeiros mais criativos começaram a inovar e colocaram na pizza outros ingredientes, como o alho, o alicce e peixes da região.
A fama de Napoles correu o mundo e, assim surgiu a primeira pizzaria:  a Port'Alba, ela era um grande  ponto de encontro de artistas da época. Entre eles estava Alexandre Dumas (Escritor de  Os Três Mosqueteiros) que até mesmo citou  em uma de suas obras algumas variações  da pizza.
Por muito tempo, ela era vendida  em padarias e barracas de rua e consumida no café da manhã. De Napoles para  o resto do mundo foi  " um pulo" , pois  os imigrantes a levaram para vários  países  e a popularizaram. Ela chegou  aos Estados Unidos  da América, assim como  ao Brasil por intermédio dos imigrantes  italianos. Por muito tempo só, se  encontravam pizzarias nos redutos e colônias italianas , hoje essa famosa delícia está em qualquer lugar das cidades.
Em Marília -sp-Brasil, cidade  onde  eu resido, a primeira pizzaria foi inaugurada em 1966 na Avenida Sampaio Vidal e chamava-se Restaurante Capri, vizinho do famoso Bar Marrocos que funcionava 24 horas.
O Restaurante  Capri  era de propriedade de Osvaldo La Vale e seu sogro Armando Polsineli e foram eles que trouxeram  um italiano residente em São Paulo para ensinar seus colaboradores, José Carlos de Souza Vieira e Argemiro Grizotti (o Mirão) que na época era copeiro do restaurante.
Em 1969, os mesmos  proprietários transferiram o estabelecimento  de local, na mesma avenida, batizando-o  de Pizzaria Giovani, onde Argemiro Grizotti tornou-se Pizzaiolo Chefe. Ao longo do tempo  Argemiro foi o grande formador de pizzaiolos da região de Marília-sp.
Hoje  Marília é conhecida como a cidade  Capital da Pizza.  A cidade consome 2 mil pizzas por dia e conta com 50 casas , com variações de massas,  sabores e recheios. A produção chega a casa de 1,5 mil por mês em cada restaurante.


_______________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário