sexta-feira, 20 de abril de 2012

T I R A D E N T E S





Essa foto de Tiradentes que aparece ao lado , apesar de inexata quanto as  suas feições, apresenta uma ótima visão  do fardamento  do alféres , além de passar  a idéia  possivelmente correta  de um Joaquim José da Silva Xavier elegante e vaidoso





Todo dia 21 de abril è  comemorado  em todo território nacional brasileiro, o  dia da morte de Tiradentes-  o alféres. É Feriado Nacional
Tiradentes se chamava Joaquim José da Silva Xavier, nasceu  em 1746,  na Fazenda do Pombal, de propriedade  de seu pai, as margens  do Rio  das Mortes, perto de São João Del Rei, e tinha  seis irmãos. Servindo desde dezembro de 1775 na 6ª Companhia de Dragões, o regimento de cavalaria regular de Vila Rica, o alféres  Joaquim José da S, Xavier era na década de 1780, um dos homens  mais conhecidos da região.
Após a morte prematura de seus pais, foi morar  com um padrinho, o dentista Sebastião Ferreira Leite, e foi com ele que aprendeu o ofício de  arrancar dentes e fazer próteses. Além da profissão, ganhou o apelido  de Tiradentes, que  ficaria para o resto da vida.
Antes de ingressar na vida militar, fez quase  tudo. Foi tropeiro,  minerador, enfermeiro e boticário. Nos Dragões entrou com o posto  de alféres (uma espécie de segundo-tenente) mas nunca passou disso.
Brasileiro, sem família importante e sem contatos politico, jamais  foi promovido. Em 1787, irritado com sua situação  na tropa e sempre apertado com problemas  de dinheiro, licenciou-se  do regimento e foi  para o Rio de Janeiro, tentar um sonho de empresário. Tnha planos para a construção de armazens comerciais no cais do Porto e um ambicioso  projeto de canalização  de córregos para o  abastecimento de agua na cidade.
Permaneceu no Rio de Janeiro até agosto de 1788 e seus planos não sairam do papel. Mas foi durante sua estada na capital da Colônia  que concatenou  melhor suas idéias , encarou seriamente  sua participação num movimento de libertação da exploração colonial e definiu sua  vida.
Tiradentes revoltado com a cobrança do  "Quinto" se tornou lider  de um movimento  denominado Inconfidência Mineira (sonhadores de Vila Rica) que  contestavam  os rigores  do sistema colonial.
O movimento fracassou todos foram presos, mas só Tiradentes foi enforcado e seu corpo esquartejado no dia 2l de abril de 1792. Hoje completa 220 anos da sua morte.

____________________________________

 Minas Gerais

        Nas Minas Gerais colocaram a cabeça de Tiradentes em um poste para
servir de exemplo.
        Durante  a noite  roubaram a cabeça de Tiradentes   para    servir       de
exemplo.

Ninguém sabe,
Ninguém viu,
Ninguém  falou
Ninguém ouviu
Nunca encontraram a cabeça!
Que atitude mais mineira
Guardar um segredo desse por
 toda  eternidade...

Frase  dita por Tiradentes  poucos minutos antes do enforcamento e que ficou famosa:

"Se dez  vida eu tivesse, dez vidas eu daria".

Nenhum comentário:

Postar um comentário