quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A LIBERDADE

                             

                                    Quando era criança , tinha o péssimo costume de pegar passárinho, prende-los em gaiolas e judiar  das pobres avezitas.

                                   Apesar dos conselhos de mamãe,  aparecia eu , sempre, com um passarinho em casa. Certo dia , cheguei com um belo pintassilgo.
Mamãe contrariou-se.
- Menino, já te disse  que isso   não se faz, falou-me severamente.
-Ora mamãe, que mal faz?
Eu dou água, comida, tudo...
-Mas rouba-lhe a liberdade, atalhou a mamãe.
-Liberdade! porque é que  ele vai querer a liberdade se tem tudo aqui?
Mamãe pegou-me pelo  braço.
-Onde  è  que a senhora me leva? perguntei  assustado.
- Vou prender-te num  quarto, uma  semana , duas semanas, um mês, dois...
- Não! Não - Mas eu dou-te água,  comida e tudo...
- Não quero, assim não posso passear, não posso   brincar...
_ Não queres . Sim falta-te, uma coisa. E o que falta é justamente o que negas a  esta ave:   LIBERDADE!
Duas lágrimas escorreram -me pela face. Olhei para o  pássaro, o pobrezinho tremia em  minhas mãos.
Automaticamente  abri as mãos e ele , radiante, galgou o espaço.
Compreendi esta lição, e nunca mais prendi um  animal que fosse. Não  nos basta a comida, a agua...
mas sim a liberdade e o direito de viver.

                                        
                                                               ( José Barros Neto-   Campinas- São Paulo- Brasil)



Em tempo:   Este texto foi publicado pela primeira vez  em  maio de 1944, portanto há 67 anos atrás, continua atual, não está defasado.

___________________________________________________________

Lendo a aprendendo


"O que me preocupa não é o grito dos maus.
É  o silêncio dos bons ..."


"Para que o mau prevaleça é preciso
que os homens bons cruzem os braços"

Nenhum comentário:

Postar um comentário