quarta-feira, 5 de outubro de 2011

AS BORBOLETAS

                                                Butterfly     -             Beautiful


A borboleta da foto é uma Attacus edwardsi, é uma  borboleta enorme, com uma abertura de asas de 27 centimetros, cores muito vistosas. Vive nos vales do Himalaia

                                              As borboletas ocupam entre os insetos, o lugar que as  esplêndidas rosas  tem entre as flores. Mas tal como a rosa , segundo a  definição de um poeta, vivem apenas uma manhã e, assim  a encantadora borboleta possui  um brevissímo ciclo de  esplendor.

                                                Eu podia ficar aqui falando que a borboleta é um inseto  de hábito diurno, provido de quatro asas  coloridas (como a da fotografia acima)  de metamorfose completa, é o mais clássico exemplo de metamorfose). Mas vou falar de uma maneira mais poética.


                      Borboleta

Sou como a borboleta
Tudo que eu quero é liberdade
Não quero ser maltratado
Nem exportado desse meu chão

Minhas asas, minhas armas
Não serve para me defender
As cores da natureza pedem
Ajuda pra eu sobreviver

Você que me vê voando
Com a paz de uma criança
Você sabe minha idade
Sou sua esperança

A ordem da humanidade
Não deve ser destruída
Quando eu voar me proteja
Sou parte da sua vida

                                                   Vejam agora o que disseram sobre as borboletas:

"Há duas maneiras de estudar
borboletas; persegui-las
com redes e inspecionar os
organismos mortos ou sentar-nos em silêncio e
observa-las dançando entre
as flores."


"O segredo é não correr
atrás das borboletas...
é cuidar do jardim
para que elas venham até você
No final das contas, você
vai achar
Não quem  você estava procurando
Mas quem estava procurando
por você."
              (Mario Quintana)


"O segredo é simples:
voar como a borboleta,
picar como abelha"
         (Muammad Alí )


"Não corra atrás das borboletas !
Plante uma flor em seu jardim
e todas as borboletas
virão até ela ! "
                 D. Elhers)

__________________________________________________________________

Lendo e Aprendendo:


Hoje é dia 05 de Outubro, é comemorado o dia Nacional  das Aves, várias espécies estão em extinção.
O "Dia da Ave", instituido pelo Decreto nº 63.234, de 12 de outubro de 1968 é comemorado dia  5 de outubro de cada ano. O Sabiá (Turdus  Rufiventris),  símbolo representativo da fauna  ornitológica brasileira é  considerado popularmente Ave Nacional do Brasil. É o que consta do Decreto de 3 de  outubro de 2002,assinado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, e que revogou o anterior. Várias espécies  de aves brasileiras estão em extinção, tais como a águia-cinzenta, a ararinha azul, o ganso-do-norte, o papagaio-de-cara roxa e o pica-pau -de- coleira.


Em tempo:
Quem  segue o meu blog, não se esqueça que  nesta sexta-feira vou escrever sobre Procrastinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário