sexta-feira, 7 de outubro de 2011
PROCRASTINAÇÃO
Procrastinação: Ação ou efeito de procrastinar, adiamento , delonga
Procrastinar: adiar, delongar, espaçar, demorar, usar de delongas.
Procrastinar parece palavrão mas é vicio: 52% das pessoas admitem deixar tarefas para última hora, diz estudo e 33% gastam 2 horas no trabalho sem fazer nada de efetivo.
Como compreender e combater a procrastinação, essa mania de protelar tarefas, levando a faca afiada dos prazos cada vez mais perto do pescoço.
A procrastinação está na escola, no trabalho, na louça suja acumulando na pia; entenda e enfrente esse impulso de deixar tudo para a última hora, que só dá prejuizo profissional, social e emocional.
A coisa é tão ruim que até o nome é feio. O palavrão designa a ofensa que a pessoa faz a si mesma, mesmo sabendo que isso só a deixará mais vunerável, sujeita a cometer mais erros, angustiada e exaurida.
Os índices da pesquisa feita por Cristian Barbosa, especialista em gestão de tempo, são mais altos que os de pesquisas semelhantes no Estados Unidos, Reino Unido e Australia onde enroladores crônicos são 20% da população economicamente ativa.
Segundo a psicologa Rachel Kerbany, pesquisou como os brasileiros protelam exames e cuidados com a saúde. Deixam para última hora e não ficam culpadas por isso.
Independente de aspectos culturais e morais, a procrastinação, além de não ajudar, atrapalha. E empurrar com a barriga não tira o problema da frente, só faz ele crescer nos pensamentos.
Para Cristian Barbosa, isso é um padrão mental adquirido por força do hábito "A pessoa treinou para produzir sob pressão. Se treinou, dá para destreinar e aprender um novo modelo de lidar com o tempo". Afirma. (Folha de São Paulo)
_____________________________________________________________
Lendo e Aprendendo
"Em algum periodo do tempo, não importa se
daqui a vinte ou quarenta anos, a maioria das
pessoas tirará seu sustento de bits e não de atomos"
(Nicolas Negromonte- americano, cientista da computação)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário