terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

AS BORBOLETAS

Eu sou uma borboleta pequenina e feiticeira
Ando no meio das flores procurando quem me queira
(Marisa Monte)


No meu 2º livro , de nome  Borboletrando o saber... , pag. 5 eu falei sobre as borboletas (quem quiser ler meu livro se encontra na Biblioteca Municipal de Marília).

Assim como a rosa é a rainha das flores, a borboleta ocupa o mesmo status, ela é a rainha dos insetos.
A borboleta é um inseto de hábitos diurno provido de 4 asas coloridas de metamorfose completa. É o modelo mais clássico e acabado de metamorfose, por isso é o símbolo da transformação
As pessoas acham que o vazio não serve para nada, mas é engano, porque  a borboleta no seu estágio de lagarta ela mora e dorme num vazio chamado de casulo, até se transformar em borboleta.
Durante o fugaz periodo de sua vida alada que, segundo a espécie, pode durar de poucos dias ao máximo de dois meses, a borboleta executa o seu dever materno, pondo ovos os quais receberão vida novos lepidópteros da mesma espécie. Toda borboleta pode ser considerada uma obra prima na natureza.


 Olha aí a  famosa borboleta azul, perseguida pelos colecionadores

A Cecília Meirelles (1901-1964), poetiza brasileira, a principal voz feminina de nossa poesia moderna, diz assim:

No mistério do sem fim
Equilibra-se  um planeta
E no planeta um jardim
E no jardim um canteiro
E no canteiro uma violeta
E sobre ela o dia inteiro
Entre o planeta e o sem fim
A asa de uma borboleta.

Cassiano Ricardo em sua obra Martin Cererê, veja o que ele disse:

                                        Metamorfose

Meu avô foi buscar prata
Mas a prata virou índio

Meu avô foi buscar índio
Mas o índio virou ouro

Meu avô foi buscar ouro
Mas o ouro virou terra

Meu avô foi buscar terra
A terra virou fronteira

Meu avô ainda intrigado
foi modelar a fronteira.


Em minha cidade, Marília-sp, hoje (17.02.2019, domingo) está em cartaz no Teatro municipal a peça "Ploc- A Borboleta mais linda que já vi.", que conta a história de Ploc a borboleta que se apaixona pelo futuro  rei da floresta, o Dom Louva-a-Deus, no mais clássico estilo "O Príncipe e a Plebeia"
No entanto precisa tomar cuidado, pois Bezerra o caçador de borboletas, está à espera no bosque e fará de tudo  para capturar Ploc para sua coleção. Enquanto todos se preparam para o baile na árvore real, Ploc tem aulas com a mestra Coruja para se tornar mais sábia, além da ajuda de seus amigos.
Essa é a história de um  amor verdadeiro de uma simples borboleta por um príncipe Louva-a-deus que ultrapassa todas as barreiras éticas e morais.
A peça destaca não apenas a relevância do amor, como se conecta ao público infantil de uma forma lúdica e mágica.

                                                                               (Musical infantil escrito por Roberto Villani)



______________________________________________________

Vejam o que disseram mais sobre as borboletas:

"A alma é uma borboleta...
Há instante em que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande metamorfose" (Rubem Alves)

"Deveríamos ser como borboletas e ter coragem de enfrentar a metamorfose da vida para sermos livres"   (anônimo)

" Afelicidade é como a borboleta: quando a perseguimos nos escapa; quando desistimos de perseguí-la, pousa em nós" ( Provérbio Chinês)

"A natureza não dá saltos;. A borboleta não chegou ao que é , sem antes ter sido lagarta" (Érica Flávia)

"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, a ter a velha opinião formada sobre tudo" (Raul Seixas)


________________________________________________________________________

Postado por : Prof. Augusto Amoroso de Lima, prof. de história, geografia e Sociologia, aposentado e Funcionário público estadual da Pesquisa Científica e Tecnológica, aposentado também.
Tenho 3 livros  editados:
1- O Blog que virou livro
2- Borboletrando o saber...
3- Os Sentimentos Humanos.

 Todos os livros se encontram na Biblioteca Municipal de Marília no estande de escritores marilienses.




Nenhum comentário:

Postar um comentário