domingo, 11 de dezembro de 2016

A BANDA




             Qual que vocês preferem?
            "uma banda de maçã ou uma banda de reggae? "

Quando vocês lerem essa composição logo abaixo de autoria de Alberto Luiz. onde ele faz uma metáfora da vida humana. Ele usa um recurso linguístico pelo qual  se usa uma palavra em sentido
figurado para expressar uma realidade que se mostra semelhança com a significação natural desta palavra..
Então vamos a composição:

                                      Banda da Ilusão 

É dia de fanfarra e eu não posso me atrasar
Se digo que não vou, a banda vem buscar
No meio da retreta vou tocar meu bombardão
Num cano de saudade vou soprando a solidão
Garrafas atiradas no caminho já deixei
Vazias da certeza que com elas procurei
Na banda da ilusão tocando bombardão
Eu digo sim, a vida disse não
São tantos instrumentos pela vida
E essa gente distraída vai levando sua cruz
Tem uns que tocam tudo e outros nada
Vai tocando nessa estrada , quem não toca não traduz
Eu toco essa amargura atravessada, essa dor desesperada
Essa vontade sem vontade de viver
É a lei da vida amor, tocar para não morrer
É grande minha história, nem dá tempo de escrever
No meio de uma frase qualquer dia eu vou morrer
E as contas que ficarem no meu terço vou rezar
São versos de um poemaque eu nem pude terminar
A noite eu sempre durmo na esperança de morrer
Mas logo vem a banda me acordando pra viver.

Essa composição foi feita em 1973, tão antiga mas tão atual, essa poesia reflete a realidade que vivemos nos dias de hoje, quem não toca não produz e quem não produz dorme na  esperança de morrer e não tem uma banda acordando pra viver.
É a lei da vida, tocar para não morrer. Ela é perfeita e isto é a vida.
A composição é a melhor tradução para a  nossa vida, que nós achamos que somos imortais.

______________________________________________

Reflexão:

'A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão, a coragem, a muda-las."   (Sto. Agostinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário