sábado, 1 de novembro de 2014

OS DINOSSAUROS






Um enigma para a ciência?
A princípio podemos definir dinossauro como uma espécie fóssil de réptil..
Esses animais dominaram a Terra durante 140 milhões de anos na era Mesozoica e sumiram tão misteriosamente como apareceram. Eram gigantes  vegetarianos, mas também podiam ser pequenos carnívoros.
Tinham sangue frio como os répteis ou quente como os mamíferos e até hoje continuam como um enigma para os paleontólogos e antropólogos.
Há aproximadamente 65 milhões de anos os dinossauros desapareceram da Terra, essa extinção sempre foi um  dos mais intrigantes enigmas do planeta.
Um grupo de cientistas começou a desvendar esse "quebra-cabeça" ao pesquisar rochas oriundas do fim do  mesozoico, a partir dessa análise descobriram que nesse período um enorme meteoro colidiu com a superfície terrestre. Segundo eles, esse meteoro possuía um tamanho que oscilava entre 6 e 14 kilómetros , atingindo a Terra a uma incrível velocidade de 72.000 km\h, dando origem a uma cratera de cerca de 200 km. de diâmetro, que se encontra na Península de Yucatan,  no golfo do México.
Com o impacto da colisão, o planeta sofreu sofreu grandes catástrofes, a principal delas foi uma imensa nuvem de poeira que se ergueu até a atmosfera, impedindo a entrada da luz solar na superfície terrestre. A falta de luz gerou quedas repentinas na temperatura, além disso, as  plantas morreram, fato provocado pela impossibilidade de execução do processo de fotossíntese. Os animais, que dependiam dessas plantas para se alimentar, morreram de fome e também de frio e comprometeram os animais que se alimentavam desses herbívoros. Com esse acontecimento, toda a cadeia alimentar foi  comprometida e provocou um verdadeiro colapso ambiental.
Alguns cientistas acreditavam que  a extinção dos grandes répteis não aconteceu com a queda do meteoro, mas sim por mudanças gradativas do clima que aconteciam naquele período. Outros afirmam que o  causador do fim dos dinossauros não teria sido apenas o meteoro, a mas queda de inúmeros deles.
Apesar de haver várias explicações, hipóteses e teorias, não é possível afirmar com  precisão o que realmente provocou a extinção desses enormes animais da face da Terra.

                                         Museu de Paleontologia

Inaugurado em novembro de 2004, o Museu de Paleontologia de Marília-SP, cidade onde resido, tem como  objetivo promover a pesquisa paleontológica, preservar e divulgar os achados junto a população e à comunidade científica e estimular a presença de  visitantes da própria cidade, da região e de outras partes do país.
O referido Museu é coordenado  pelo pesquisador Willian Nava. Lá  podem ser vistos fósseis e réplicas de vários dinossauros como o Marília- suchusamarali  e Adamantinasuchusnavae, fosseis de crocodilos e ossos de dinossauros, ovos de crocodilos, restos de tartarugas que contam a história geológica da região. Painéis e fotografias, retratam as eras geológicas e os trabalhos de escavação em busca de fósseis.
Fica localizado na Av. Sampaio Vidal nº 245 (com entrada pela Av. Rio Branco), entrada gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8,30 hs. às 19 horas.
Mais informações: tel. 3402-6000 ramal 6614- Marília- São Paulo- Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário