sábado, 15 de novembro de 2014

O ESQUILO






O esquilo, é o animal que mais planta árvores no mundo, por isso  contribui na sustentabilidade do planeta, plantando árvores ajuda no fechamento  do buraco da camada de ozônio.
Ele é típico das áreas tropicais e temperada.
Por que ele é o maior plantador de árvores?
Porque eles enterram sementes e grãos, que são seu alimento predileto, e na  maioria das vezes esquecem o local onde  as deixaram.
O esquilo é um pequeno mamífero roedor de corpo esticado que pesa aproximadamente 250 gramas e mede  entre 19 e 24 centímetros. Bem  peluda, sua cauda é comprida (15 a 20 cm) e os esquilos a utilizam para  comunicar, como sinal que adverte da presença  de predadores assim como para assustar potenciais adversários. Também lhes serve para manter o equilíbrio quando salta de um galho para outro.
A cor muda de animal para animal ela muda com o clima e estações do ano. No inverno, o pelo é acastanhado com reflexos ruivos, misturado de cinzento no dorso ou na cabeça. A barriga é branca.
Tem audição e olfato bastante aguçados. Vive geralmente em florestas. É um animal muito rápido, corre e salta muito de galho em galho de árvores com muita facilidade.
Animal muito comum na Europa, embora haja em outros continentes, e também  conhecido por ser  um mamífero esperto.
Como nos desenhos (os mais famosos é o Tico e Teco do Walt Disney), ele se  alimenta de frutos, preferindo nozes e pinhões, pois quando a comida é muita, guarda em buracos das árvores, sob as pedras ou em buracos que ele mesmo  escava. Esses alimentos são guardados para quando o alimento é raro ele possa se alimentar principalmente no inverno.
Os esquilos pressentem as mudanças de tempo: ele fica muito inquieto e emitindo um assobio característico, que só emite quando está agitado.

                            O ESQUILO BRASILEIRO

Ele era chamado pelos índios de acutipuru que significa cutia enfeitada. Os escravos vindos da África deram ao bicho o nome de caxinguelê, que significa bicho pequeno, raquítico, e esse ficou com o nome popular. Seu nome científico é Sciurus aestuans, ele vive da  Bahia até o Paraná e mede 38 centímetros, se alimenta de frutas, coquinhos e lagartas.
O caxinguelê passa quase todo o tempo nas árvores e salta de galho em galho usando o contrapeso da cauda para manter o equilíbrio. Grande roedor, o  esquilo consegue abrir os gomos de certas taquaras com os dentes para conseguir água.
O ninho do esquilo é um buraco de árvore, onde ele passa tanto tempo dormindo que o caboclo da amazônia tem uma lenda contando que o esquilo é a mãe do sono. Ao contrário dos esquilos da América do Norte, o esquilo brasileiro nunca hiberna. E talvez  por passar a maioria do tempo do dia em casa, a fêmea do caxinguelê escolhe muito, visita buracos antes de decidir onde vai criar os filhotes que as vezes, carrega de um lado para o outro, segurando-os cuidadosamente com os dentes, pela pele do pescoço. A fêmea tem um a dois filhotes por gestação.
Os serelepes ou esquilos, animaizinhos de gênio manso e aspecto gracioso, pertencentes à classe dos mamíferos, à ordem dos roedores, à família dos Sciurus e ao gênero  dos Sciurinus.
No verão armazenam grande quantidade de provisões, ocultando-as nas cavidades das árvores, de modo a não ficarem sem alimentos na estação rígida.

                                            Etimologia da Palavra

Vem do nome latino: sciurus deriva do grego skia= sombra e oura= cauda, pois o esquilo é um animal que está sempre a sombra da própria cauda.
Fonte: Animais brasileiros de Luiz Roberto de Souza Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário