terça-feira, 14 de maio de 2013

ANA NERI




                 

                         A Grande Enfermeira !

                                     
                      Dia 12 de maio é comemorado em todo território brasileiro, o Dia da Enfermagem, e do Enfermeiro, por isso vou escrever sobre a grande enfermeira Ana Neri
Ana Justina Ferreira Neri, mais  conhecida por Ana Neri, chamada  "Mãe dos Brasileiros" pela sua grande  dedicação   dada aos feridos que atendia. Primeira enfermeira voluntária do Brasil.
Nasceu em Cachoeira- Estado  da Bahia, a 13 de dezembro de 1814;  morreu no Rio de Janeiro em 20 de maio  de 1880.
Casou-se ainda muito jovem , com o  Capitão -de-Fragata  Isidoro Antonio Neri, ficando viúva, tempos depois com três filhos.
Quando o Brasil enfrentou a Guerra do Paraguai, seus dois filhos mais velhos tomaram parte como voluntários no campo de batalha.
Mais tarde o filho mais moço, estudante de Medicina, também resolveu participar da Guerra do Paraguai.
Ana Neri com 50 anos de idade, escreve ao Presidente da Província da Bahia, Manuel Pinto de Souza Dantas, oferecendo seu serviço em qualquer hospital de sangue do Rio Grande do Sul.
Satisfeito o pedido , enfrentou os preconceitos da sociedade burguesa de sua época. Sem qualquer temor, tornou-se a primeira enfermeira voluntária do Brasil.
Acompanhou o 1º  Batalhão, do qual  era comandante seu irmão  Maurício Ferreira.
Nos campos de batalha, seu espírito de humanidade era o mesmo. Não fazia distinção  entre os brasileiros e inimigos do campo de batalha. Sua palavra de consolo aos enfermos serviu para diminuir  os sofrimentos e angustias da guerra; sua tarefa era  pesada e difícil.
Na  época, as  condições das instalações  não eram  apropriadas . Ainda assim sobrava tempo  para atender com carinho e atenção as crianças e aos pobres.
Serviu como enfermeira durante  5 anos.
Quando o exército brasileiro  entrou vitorioso  em Assunção-capital do Paraguai foi aí recebida triunfalmente.  Pelos seus serviços prestados, o Imperador D. Pedro  II condecorou-a com as  medalhas "Humanitária de Prata" e de  "Campanha", concedendo-lhe ainda  uma pensão anual.
O seu nome "Ana Neri) hoje é dado  as Ruas das grandes cidades, estação de Metrô em São Paulo, inclusive  a Escolas de Enfermagem e Rua do Rio de Janeiro.
Atualmente foi criado a "Semana da Enfermeira" que vai de 12  à 20 de maio, data do seu falecimento.

_________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário