sexta-feira, 19 de abril de 2013

O INDIO





Os indios  da foto acima são da etnia Terena, da Aldeia Ekeruá- Reserva Araribá, Avai-sp, que vieram a Marília-sp especialmente para participar do 20º Desfile da Bagunça do Circo, em 02 de fevereiro  de 2013, -Carnaval

Todo dia 19 de abril é comemorado em todo o Brasil o Dia do Indio. Antes da chegada do colonizador europeu todo os dias era dia de índio, hoje sobrou só o dia 19 de abril.
Quando o branco europeu aqui chegou, eles já moravam aqui. Eles são os verdadeiros dono da terra, chegaram aquí primeiro. Dentre os muitos legados indígenas, a sociedade que foi construida em seu território, os mais importantes foi sem dúvida. o do sangue e genes.
Os índios  brasileiros não tinham mais que rudimentos mínimos de um  calendário sem qualquer teorização ou padronização.
Conheciam apenas as quatro fases  da lua e sua repetição cíclica e notavam algumas mudanças como as épocas  de calor, chuva, frio , cheia dos rios, piracema (proibição da pesca), amadurecimento dos frutos. Não dividiam o dia em horas.
Algumas tribos, como a dos  guaranis, conheciam duas estações:
do sol (coaraci-ara) e das chuvas (almana-ara)
Os caingangs, no sul do Brasil, contavam até dez dias passados ou futuros usando os dez dedos das mãos.
"Ningké" - significa mão e "Ten" quer dizer  com .    Reunidos esses ordinais com a palavra Sol, obtinham os dias da semana, e com a palavra Lua, as semanas.

                   Dias Caingangs

1-  pir
2- lenglé
3- tektong
4- vaitkanklá
5- petigare
6- ningkéntenyrn
7- ningkétenyrnlenglé
8- ningkéntengruyektong
9- ningkéntyrukenkta
10- ningkévaitklitp

                                    Origem da palavra NeNê

Muitas pessoas, especialmente as mulheres, consideram nenê  uma palavra graciosa, bonitinha, pelo que representa. Desculpe-me essas pessoas, mas tenho compromisso com a  verdade. Nenê significa  Fedido
na lingua  original, o guarani que a  repetição de termos, como ne-ne,  indica plural ou abundância.
Sobre a origem, relatam os especialistas a seguinte informação : -     quando os índios  do Brasil, ou da Terra de Pindorama, foram aprisionados pelos portugueses, que queriam transforma-los em escravos, as indias passaram a cuidar  das crianças das mulheres brancas.
Tudo ia bem até que a criança fazia  suas necessidades fisiológicas nas fraldas e ficava malcheirosa. A india simplesmente a levava até a patroa e dizia   "nê, nê ".    A patroa achava graça do dito  da india e tomava a criança para trocar  as fraldas.
De tanto ouvirem nê, nê na boca das indias, as brancas achavam que a expressão significava bebê para as  indias e o apelido pegou.          (   Source   O Sabidão )

___________________________________________________

Ler para Aprender

"Tudo na terra tem um propósito, cada doença, uma erva para curar
Cada pessoa uma missão a cumprir.
Esta é a concepção  dos índios  sobre a existência ...
                                          (India Salish)

Nenhum comentário:

Postar um comentário