domingo, 7 de outubro de 2012

A ÁGUIA (The Eagle)








A Águia sempre foi considerada, desde  a remota antiguidade um símbolo de força e nobreza. Uma àguia de ouro  era a insignia de cada legião romana. Na foto ao lado uma Águia-Real trazendo uma lebre para a ceia do filhote.






Todo dia  05 de outubro é comemorado no Brasil o Dia da Ave, por isso  vou falar sobre a águia, a maior  e a mais robusta das aves de rapina.
A águia é o modelo das aves de rapina. Ela constroi seu ninho, com gravetos e lã, entre as rochas dos  mais altos e inacessíveis picos nas  cordilheiras, ou nos topos mais elevados de árvores da floresta, lá onde  ninguém pode chegar.
Esses ninhos são usados muitas e muitas vezes, ano após ano,  a águia volta para botar aí dois  ou três ovos. E os ninhos são sempre acrescidos com novos galhos e folhas verdes. Não raro tem  dimensões consideráveis: 1 metro de altura, três de comprimento e dois de largura.
A base é feita de galhos grossos , forrada de folhas macias, as vezes  com folhas de eucaliptos para perfumar a casa e afugentar insetos. As águias  são cuidadosas na construção de seu habitat.

                                         COMO VIVEM AS ÁGUIAS

A águia fêmea choca  somente  dois ovos. A águia macho é coadjuvante nesta tarefa familiar de incubação, que dura 43 a 45 dias. Nasce então um primeiro filhote, três a quatro  dias após o segundo. Aí o filhote  mais velho comete um aguicídio ( morte violenta  que o filhote de águia provoca no que nasceu depois dele): bica o recém -nascido até mata-lo . Somente um em quatro filhotes sobrevive ao ataque do irmão mais velho. Essa crueldade é um mistério da natureza. Talvez se ordene a garantia do  equilibrio ecológico, já que as águias são predadoras vorazes a ponto de  ameaçar a existência de outras espécies como as preguiças, os preás e outro animais de pequeno porte.
Quando filhote, a águia se alimenta do que lhe é trazido já semidigerido no papo dos pais. Aos poucos vão trazendo presas maiores picados em pedaços. Por fim entregam-lhe um coelho inteiro para que sozinha o despedace e coma.
Com a idade de 75 a 80 dias, a águia-filhote já está adulta do tamanho dos pais, está madura para voar com independencia. Já  tem olhos de lince, bicos curvados, a lingua dura e forte como pedra.


                         COMO SE ENAMORAM E SE ACASALAM AS ÁGUIAS

O casal de águias entretem uma relação  de fidelidade por toda a vida. Como entre os humanos, o casal de águias não copula apenas para multiplicar a espécie ou em  certos periodos do ano por ocasião do cio.
Surpreendentemente copula com frequencia, na fase de enamoramento, até oito vezes ao dia. Depois de acasalados, se amam em qualquer época do ano, como expressão de  companheirismo amoroso.
                     
                           Source:   Este texto foi extraido do livro A águia e a galinha de Leonardo Boff. (Uma metáfora da condição humana)

Em tempo-   A águia é a ave que tem a maior longevidade. Vive até 70 anos

______________________________________________________________

Alguém disse :

"O homem é a águia que voa; a mulher o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço; cantar é conquistar a alma."

Nenhum comentário:

Postar um comentário