segunda-feira, 18 de junho de 2012

A IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL





                       

                    Hoje é dia 18 de junho de 2012,  é comemorado no Brasil os 104 anos da Imigração Japonesa no Brasil.
Os primeiros 779 japoneses que  imigraram para o Brasil chegaram  no dia 18 de junho de 1908, descendo  no Porto de Santos, a bordo do navio  KASADO-MARU,   procedentes  de Kobe, viajando 52 dias sem escalas até  aportar no país.
Dedicaram-se  inicialmente  a  agricultura, principalmente a cafeeira, que estava em falta de mão-de-obra naquela época  em  virtude da  abolição dos escravos, eles se tornaram o substituto  da mão-de-obra escrava. Depois se  dedicaram  ao comércio, industria e outros serviços.
Essa leva de 779 imigrantes  era de mais 12 japoneses  livres, num total de 168 famílias, sendo 593 homens e 186 mulheres.
A importância da história da imigração japonesa no Brasil, prende-se ao fato de ser ele um elemento da formação da sociedade brasileira, tanto no aspecto aculturativo, como no de miscigenação e também  porque foi a imigração japonesa a de maior fixibilidade e em maior número
Os japoneses, não vieram para o Brasil com a intenção de ficarem ricos, mas sim em virtude do grande desenvolvimento e expansão do capitalismo industrial no Japão que os obrigou a  emigrarem.
Em Marília-sp, cidade  onde  resido, as primeiras famílias chegaram por volta de 1926, três anos antes da fundação do município, que se deu em 04 de abril de 1929.
Eles deram grande contribuição para o desenvolvimento  e o progresso do município de Marilia , sendo reconhecidos por isto até os dias de hoje.

Que tenham saúde e paz, para seguir sempre na linha do trevo de  quatro folhas  que representa  a esperança e o renascimento da vida . Essa frase faz referência a primeira planta que brotou após a destruição  atomica de Hiroshima e Nagasaki em 1945, de alto significado para os japoneses.


Parabéns pelos 104 anos da Imigração Japonesa no Brasil !

Nenhum comentário:

Postar um comentário