sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

HISTÓRIA DA BICICLETA

    




                                                       Leonardo Da Vinci, o maior gênio do Renascimento, o inventor  do pneu e um cavalo de pau nunca  trabalharam juntos , mas o meio de transporte  mais eficiente do planeta tem  um pouco de cada um.
                                                        Leonardo Da Vinci- (1452-  1519 ), ele  é o autor do verdadeiro coração da bicicleta: o sistema de transmissão por  correia  dentada. Mas ninguém  sabia. Os desenhos de Leonardo  só ficariam populares  no século XX.
                                                         A bicicleta nasceu na Alemanha, em 1817  como um cavalo  de pau sobre rodas . Sem correntes , nem pedal e com outro nome:

Laufmaschine   -    traduzindo  "máquina  de  correr"

                                                          A bicicleta é uma supermáquina, é o meio  de locomoção  mais eficaz do planeta:
99% de aproveitamento da energia  de cada pedalada, contra 20% de um carro a cada acelerada.
A bicicleta permite  que você  percorra 3 vezes a distância que faria andando em um plano sem gastar um pingo a mais de energia, por isso  nas subidas a eficiência é menor 85%, já que a marcha mais leve é a que mais desperdiça.
Aí ainda falta a criação do pneu. A borracha cheia de ar  comprimido  tornou  o carro  possível e o avião  também . Não tente  pousar  o seu avião  sem pneus no trem de pouso.
Mas a estréia do pneu  foi  na  bicicleta:  John Dunlop, escocês  (é atribuido a ele a invenção do pneumático), instalou os primeiros  da história na bicicleta de seu filho em 1887, porque  a trepidação das rodas de madeira deixavam o garotinho com dor de cabeça.
Surge a  bicicleta com câmbio. Metade dos cambios de bicicleta do mundo são da    Shimano  , uma  cia japonesa. Ela nasceu em 1921 como uma fabrica de rolamentos . Passou a fazer cambios de bicicleta  em 1957,  e poucos anos  depois , montou uma filial nos Estados Unidos ,  garantiu sua popularidade no ocidente .
O   boom  da cia  veio nos anos 70  quando o numero de bicicletas com marcha subiu de 3% para 60% do total dos Estados Unidos.
O que fazer para garantir a  segurança do ciclista no transito ?
Diminuir   os limites  de velocidade ?
Construir mais pistas  (ciclovias) para bicicleta ?

                                            Segundo uma pesquisa internacional, feita pela Universidade de New South Wales na Australia a resposta é outra: dobrar o número de bikes . Quando isso acontece o número de acidentes com ciclistas cai e um terço. Ponto para Amisterdã, onde  4 em cada 10  viagens são feitas pedalando.

____________________________________________________________________

        Ler é aprender

               Não interrompa uma pessoa que  lhe  conta algo que você  já sabe. Uma  história nunca é contada duas vezes da mesma maneira e  é  sempre bom  ter mais uma versão.

                                                            (Golbery do Couto e Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário