O coelho símbolo da fertilidade. É um animal prolífero, eles se reproduzem de quatro a oito vezes por ano
Páscoa = festa solene que os judeus celebram em memória da sua saída do Egito
Festa anual dos cristãos em memória da ressurreição de Cristo.
A Pascoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em uma sepultura onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espirito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão as
igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao periodo pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vem da celebração do Pessach, ou Passover, a Pascoa Judaíca. É uma das mais importantes festa do calendário judaíco, que é celebrada por 8 dias e comemora-se o êxodo dos israelitas do Egito durante o Reinado do Faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo , da morte para a vida. No portugês, como em muitas outras linguas, a palavra Pascoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Paques. A festa tradicional associa a imagem do coelho, um simbolo da fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes.
A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, e renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade.
_________________________________________________
Ler para Aprender
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, no dia da descoberta era Pascoa, avistaram um monte deram o nome a terra descoberta de Monte Pascoal (1° nome do Brasil). Aí acharam que era uma ilha, deram o nome de Ilha de Vera Cruz . Depois descobriram que tinha muita madeira (pau-brasil) da cor de brasa, aí deram o nome de Brasil. Portanto o nome Brasil se origina da madeira vermelha cor de brasa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário